Cidades

Cidades

Prefeitura de Guaraí intensifica limpeza urbana

29/01/2014 08h04 - Atualizado em 29/01/2014 08h04
Prefeitura de Guaraí intensifica limpeza urbana
Divulgação

Há duas semanas, a cidade de Guaraí está recebendo os serviços intensificados de limpeza urbana, capina, varrição, retirada de lixo das ruas e avenidas, como também pintura de meio fio. A ação visa manter a cidade limpa e retirar sujeiras encontradas nas vias, como galhos, folhas de árvores, lixo doméstico e entulhos.

A média de lixo recolhido é de dois mil quilos por dia, um número alto, acima do esperado. Na ação, 40 homens, da Empresa Simonetti, responsável pela limpeza da cidade, realizam os serviços.

O Prefeito Genesio Ferneda (SDD) ressalta sobre a importância de manter a cidade limpa e pede apoio à comunidade guaraiense. “A limpeza proporciona higiene às ruas, avenidas, canais e bocas de lobo, como também evita pragas de ratos, baratas e de mosquitos transmissores de doenças. Peço o apoio maciço da nossa sociedade, para que seja fiscal de si mesmo e do próximo, não jogue lixo em locais indevidos, colabore para que nossa cidade seja um lugar melhor para vivermos”, diz o gestor.

A secretária de Saúde do município, Larissa Arantes, destaca a preocupação com a multiplicação de doenças vetoriais. “É importante lembrar a nossa comunidade que, com as fortes chuvas, o lixo orgânico jogado nas ruas entra em decomposição servindo de alimento ao flebótomo do calazar, que causa doença nos animais e, consequentemente, a leishmaniose nos humanos. Além de doenças, acarreta transtornos, como mau cheiro. O lixo, também, acumula água parada se tornando um criadouro para o mosquito da dengue que, nesta época do ano, se prolifera mais rápido, podendo causar uma epidemia na cidade. Lembrando que o Tocantins é área endêmica de dengue e calazar.”
Portanto, ao ver alguém jogar lixo em locais indevidos, reclame, denuncie. Jogar lixo em locais impróprios é crime contra o meio ambiente e a sociedade.

A Prefeitura de Guaraí informa que a população poderá fiscalizar os serviços da empresa contratada, Simonetti, e cobrar melhor qualidade de atendimento. O morador também deve procurar saber os dias de coleta na sua rua e deixar seu lixo em sacos bem amarrados, evitando a exposição dos resíduos. (Da Assessoria)

VEJA TAMBÉM: