Como forma de manter o ciclo do cooperativismo vivo, por meio da participação ativa de associados, as cooperativas que compõem o Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6 milhões de associados e presença em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, realizam assembleias anuais para apresentarem seus resultados de 2022 e definirem os rumos do negócio para 2023.
No Tocantins o período de assembleias inicia nas cidades de Taguatinga e Dianópolis nesta quinta-feira, 02 e finaliza em abril, no dia 13, em Paraíso do Tocantins. Este ano, os encontros acontecem em dois formatos, de forma presencial e digital e tem o objetivo de dar transparência aos números e dados referentes ao ciclo de 2022 e oportunizar que os associados decidam os próximos rumos do negócio no próximo ciclo de gestão.
Os encontros são importantes momentos para que o associado coloque em prática o seu papel de dono, exercendo por meio do voto a sua participação nas definições pautadas para este ciclo. Em 2022, as assembleias da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia tiveram a participação de mais de 13.754 associados.
Para este ano, como o ciclo de vacinação contra a Covid-19 chegou a uma cobertura que proporciona um nível de segurança nacional elevado, as assembleias da cooperativa Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, que concentra mais de 100.000 associados moradores das regiões Centro Oeste, Norte e Nordeste em sua área de ação, ocorrerão nos formatos presencial e virtual.
Segundo Celso Régis, presidente da Cooperativa, no início de cada ano, respeitando a legislação brasileira e também os princípios do cooperativismo no Brasil regido pela transparência, as cooperativas devem prestar contas em suas assembleias de associados, de todas as atividades que foram realizadas no exercício do ano anterior.
"Como instituição financeira, as assembleias tem esse papel de transparência. Na nossa cooperativa fazemos isso com muito respeito e com vontade de levar a cada um dos nossos associados tudo aquilo que aconteceu no ano de 2022 e a programação para 2023. É um momento importante, em que o associado decide os rumos e os destinos da cooperativa. Nas assembleias os associados deliberam sobre a prestação de contas e a destinação do resultado da cooperativa que obtivemos no exercício de 2022.Todos os documentos são publicados no site da cooperativa, com todas as informações do processo assemblear, das agências, calendários", explica o presidente.
Resultados gerais
Nacionalmente, em 2022, foram realizadas pelas cooperativas que compõem o Sicredi mais de 670 assembleias nos formatos presencial, digital e híbrido. Participaram mais de 420 mil associados, o que representa um aumento de 40% em comparação a 2021, concretizando o modelo de negócio pautado na gestão democrática, um dos princípios do cooperativismo.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.400 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.