Eliene Campelo
Novamente as faixas com palavras de ordem do tipo “Redad – Direito Nosso, Dever do Estado” estão expostas nas paredes do prédio da Agência de Defesa Agropecuária – Adapec na Regional de Pedro Afonso. O fato, recorrente, diz respeito ao atraso no pagamento referente ao mês de dezembro de 2013 do chamado Ressarcimento de Despesas de Atividades de Defesa Agropecuária (Redad).
“Todos os servidores dsa regionais estão indignados com estes atrasos, é uma canseira na hora de receber por um serviço que já prestamos, desanima a gente e ainda atrapalha o rendimento no cumprimento de nossas obrigações”, afirma o fiscal agropecuário Kadson da Costa Glória.
Atrasos anteriores já foram noticiados no Portal Centro Norte Notícias nos meses de novembro e dezembro.
De acordo com os servidores foi acordado com o Governo que o benefício deve ser pago todo dia 20 de cada mês. Segundo eles, o repasse obedece uma tabela de acordo com a categoria profissional do servidor. Ficando estipulados os seguintes valores: R$ 1,300,00 para Inspetores Agropecuários, 1,180,00 para Fiscais de Barreira Volante e R$ 980,00 para Fiscais de Barreiras Fixas e Escritório.
A Assessoria de Imprensa da Adapec informou que as ordens de pagamento do Redad referentes ao mês de dezembro já foram assinadas pelo governador Siqueira Campos, e que as mesmas aguardam apenas a liberação de saldo financeiro por parte da Secretaria de Planejamento e da Modernização da Gestão Pública (Seplan); a previsão é que o pagamento seja efetuado na próxima semana.
A assessoria ressaltou ainda que o exercício financeiro executado através do SIAFEM (Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios) só foi aberto no último dia 16, e que os trâmites para pagamento do Redad englobam a atuação de outras pastas do administrativo estadual.