Na segunda reunião do Núcleo Feminino da Coapa deste ano, realizada na noite da segunda-feira, 20 de janeiro, no auditório da cooperativa em Pedro Afonso, foram definidos detalhes para a realização do primeiro curso de 2014 – Bombons e Ovos de Páscoa –, que acontece nos dias 15 e 16 de fevereiro, em local ainda a ser definido.
Doze integrantes do grupo participaram, entre elas Cleidimara Sinigaglia, que se comprometeu a ministrar o curso voluntariamente, sendo necessário apenas a aquisição de materiais que serão usados durante as atividades.
Presente ao encontro, a superintendente do Sistema OCB/Sescoop/TO, Maria José Andrade Leão de Oliveira, destacou que a entidade que congrega as cooperativas tocantinenses, continuará apoiando as ações do Núcleo Feminino da Coapa. “Valorizamos muito este trabalho. Porque uma cooperativa além do negócio tem um papel social. Nesse aspecto a família do cooperado tem função fundamental”, disse Maria José, ressaltando que para 2014 já estão programados cinco cursos de qualificação e geração de renda através do programa Gera Renda.
O técnico de Monitoramento do OCB/Sescoop/TO Rogério Dias Lopes Silva também participou da reunião e se colocou à disposição para apoiar as ações das cooperativistas de Pedro Afonso e região.
A reunião ainda contou com uma dinâmica para descontração das participantes, Momento Cooperativista, com leitura de texto, e um lanche.
As integrantes do Núcleo Feminino voltam a se reunir no próximo dia 03 fevereiro, em local a ser definido.
O que é Núcleo Feminino?
E um órgão formado por cooperadas, esposas e filhas de cooperados, além de colaboradoras da Coapa e de outras cooperativas. Trata-se de um órgão consultivo e auxiliar que consiste em um espaço destinado às mulheres suas opiniões. É também um espaço de formação técnica, humana, empreendedora e cooperativista.
O objetivo do Núcleo Feminino na Coapa é contribuir com a sociedade e no desenvolvimento do cooperativismo, sendo palco de ações desenvolvidas pelas mulheres integrantes da família Coapa em prol da comunidade onde está inserida.
Conta atualmente com 30 integrantes e faz parte do Projeto Organização do Quadro Social (OQS).