Fábio Lucas Vieira
A reunião aconteceu na manhã da quarta-feira, 18 de dezembro, na Promotoria de Pedro Afonso, e teve como principal objetivo traçar metas e objetivos a curto e longo prazo para potencializar a fiscalização e trazer melhorias para o trânsito do município. Estiveram presentes na ocasião o delegado de Polícia Civil, Vlademir Costa, o major Miranda, da Polícia Militar, o promotor Luiz Antônio, o secretário de desenvolvimento Urbano, Paulo Catabriga e Conselheiras Tutelares do Município.
Os representantes firmaram parceiras e pretendem intensificar as fiscalizações de trânsito, começando nos próximos dias e com mais intensidade nos períodos de festas. Apesar do pouco efetivo, o major Miranda garante que serão feitas várias operações, inclusive blitz temáticas, com caráter educativo.
As conselheiras tutelares estiveram presentes na reunião por que um grave problema que o município enfrenta atualmente é a direção de carros e motos por menores de idade. O promotor Luiz Antônio lembra que menores de idade não podem dirigir em hipótese alguma, e é crime permitir que um menor dirija, seja qual for o veículo. “Nós iremos fiscalizar e coibir essa cultura. O menor será encaminhado pelo Conselho Tutelar para a Delegacia, para os procedimentos administrativos, e os pais poderão ser autuados e responderão por incentivar os filhos à prática criminosa”, avisou.
As parcerias entre os órgãos de fiscalização são importantes e tendem a melhorar o atendimento à população. O delegado Vlademir chama a atenção para a possibilidade de utilizar a Delegacia Itinerante, que visa facilitar os procedimentos administrativos para punir os infratores. Locais com grande aglomeração de carros e som automotivo, também serão alvo de fiscalização rigorosa. Nesse fim de ano a PM também vai coibir a prática de dirigir sob efeito de álcool.