Técnicos da Secretaria de Renda e Cidadania (Senarc) do Ministério do Desenvolvimento Social se reuniram nesta terça-feira, 26, com gestores do programa Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) de 11 municípios tocantinenses, os quais apresentaram os melhores índices de atualização cadastral do programa CadÚnico. A reunião de trabalho foi promovida pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social no auditório dos pioneiros mirins, no prédio da Recriarte.
De acordo com a técnica do processo de cadastramento do MDS, Keli Rodrigues de Andrade, a reunião pretende captar as boas práticas dos municípios e absorver as demandas. “Estamos desenvolvendo um plano de monitoramento à nível nacional por isso estamos realizando rodada de reuniões para saber as demandas dos municípios, bem como tentando captar as boas práticas, o que eles desenvolveram nesses municípios que eles tiveram um impacto positivo no processo de cadastramento e de atualização cadastral”, explicou a técnica.
Ainda segundo a técnica o trabalho contribuirá para o acesso da população aos projetos sociais nacionais. “Pretendemos absorver as demandas e transformar isso em orientações e legislação para ações futuras, de maneira a não ficar distante da realidade dos municípios de diferentes portes. Isto contribuirá para a melhoria do trabalho nos municípios com o cadastro atualizado das famílias que servirá, não somente para a aquisição do bolsa família, mas para os outros programas sociais do governo”, ressaltou a técnica do MDS.
A cidade de Itacajá ficou entre os municípios que se destacaram no processo de cadastramento. Para a gestora do Programa Bolsa Família do município, Jaiuma Pereira da Silva, o bom rendimento se deu pelo empenho no acompanhamento das famílias. “Tentamos manter a lista atualizada, localizar e entrar em contato com as famílias. Fazemos reuniões de conscientização com a população, além do trabalho interligado com as secretarias da saúde e educação” disse Jaiuma.
Os municípios que se destacaram foram: Juarina, Taipas, Couto Magalhães, Itacajá, Natividade, Tocantínia, Araguatins, Colinas, Porto Nacional, Carmolândia e Dois irmãos. (Com informações da Setas)