Cidades

Cidades

Sesau anuncia reforma e ampliação do Hospital Regional de Pedro Afonso

21/11/2013 18h15 - Atualizado em 21/11/2013 18h15
Sesau anuncia reforma e ampliação do Hospital Regional de Pedro Afonso
Márcio Vieira

O Hospital de Pedro Afonso (HRPPA) vai ter a capacidade de atendimento duplicada pelo governo do Estado. Com a ampliação, a unidade passará de 34 para 62 leitos e ganhará reforço também de profissionais a partir do próximo ano. A planta do projeto para reforma e ampliação do Hospital está em fase de aprovação e ainda esta semana deve ser concluída e encaminhada para processo licitatório. As obras vão garantir a ampliação do Pronto Atendimento, do Centro Cirúrgico, da Enfermaria, além da área administrativa.

Atualmente, a instituição conta com dois ginecologistas e seis cirurgiões, que realizam cirurgias geral e ginecológica. A unidade se prepara agora para realizar cirurgias ortopédicas e a colposcopia – exame que detecta o câncer do colo uterino e a expectativa é que os procedimentos comecem a ser realizados já em fevereiro do próximo ano. Com esta implantação a Sesau espera também desafogar o fluxo destes atendimentos no Hospital Geral Público de Palmas, e nos Hospitais Regionais de Miracema e Guaraí. Entre os profissionais que vão reforçar o quadro médico do hospital estão um cardiologista e um pediatra, aprovados no último concurso público.

O hospital oferece à população de Pedro Afonso exames de eletrocardiograma, endoscopia digestiva, ultrassonografia ambulatorial e de emergência, entre outros procedimentos. De acordo com o diretor do HRPPA, Augusto Sales, a proposta é transformar a unidade de porte 1 (baixa complexidade) para um hospital de porte 2 (média complexidade).

No mês de outubro, o HRPPA realizou 2.345 atendimentos de urgência e emergência, 252 internações, 90 procedimentos cirúrgicos e 342 atendimentos ambulatoriais. Na parte de exames, o hospital realizou 1.618 exames laboratoriais, 381 raios X, 65 exames anátomo patológicos, 60 ultrassonografias, 32 procedimentos de fisioterapia e 672 atendimentos de serviço social.

Capacitação

O hospital de Pedro Afonso possui o Núcleo de Educação Permanente (NEP), cujo objetivo é capacitar os profissionais da área da saúde e da administrativa. Segundo a enfermeira do NEP, Samara Ribeiro, de março a outubro foram realizados cursos sobre a caderneta da criança, manejo da dengue, acidentes com materiais biológicos e atendimento para pessoas que foram vítimas de violência sexual. (Com informações da Sesau)

VEJA TAMBÉM: