Prefeitos de todas as regiões do Estado comemoram as obras do Programa de Assistência aos Municípios (PAM), executado pelo governo do Estado, por meio da Agência de Máquinas e Transportes (Agetrans), que atingiu nesta semana, oito mil quilômetros de estradas vicinais recuperadas. Desde o início do Programa, em junho deste ano, 102 municípios já foram atendidos.
Para o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, esse avanço nas obras só foi possível graças a parceria entre o Governo do Estado e os prefeitos. “Todos nós somos tocantinenses, mas todo mundo mora em alguma cidade, então uma ação municipalista leva ação do governo para a porta da sua casa”, destacou.
As obras do PAM estão sendo executadas gradativamente e vão alcançar os 139 municípios, abrangidos pelas setes residências rodoviárias da Agetrans em Porto Nacional, Araguaína, Tocantinópolis, Guaraí, Gurupi, Dianópolis e Paraíso do Tocantins.
O secretário de Infraestrutura e presidente da Agetrans, Kaká Nogueira, explicou que todas as residências rodoviárias contam com patrulhas mecanizadas compostas por motoniveladoras, tratores, pá-carregadeiras, caminhões de transporte de máquinas, caminhão comboio e caminhão caçamba. “O diferencial do PAM é que ele consiste em uma ação continuada. Cada município recebe a frente de trabalho por 15 dias em cada etapa, que realiza atividades de acordo com o cronograma feito pela prefeitura, atendendo os anseios da população”, disse.
Um exemplo de eficácia da parceria entre o governo do Estado e as prefeituras está no município de Centenário, que teve 150 km de estradas vicinais recuperadas somente na primeira etapa. “Com essas obras os agricultores terão como escoar seus produtos para outros municípios da região, como é o caso da produção de melancia, que vai gerar novos empregos e aumentar a renda”, explicou o prefeito de Centenário Wesley Camilo.
Prefeitos comemoram
Para o prefeito de Goiatins, Vinícios Donnover, o PAM atendeu diversas famílias de produtores rurais e o transporte escolar, que tinha bastante dificuldade de conduzir os alunos às escolas. “Tivemos 80 km de estradas vicinais atendidas. Nosso município é o quinto maior em extensão territorial do Estado e temos uma região muito argilosa, essas obras nos trouxe grande satisfação”, comemorou.
Já o prefeito de Recursolândia, Dr. Franscico Alves, comentou que para o município as ações do PAM trouxe um grande avanço a toda população, principalmente para os da zona rural, beneficiados diretamente. “Foram 200 km de patrolamento e 20 km de terraplenagem. Lugares que antes eram apenas atoleiros, agora passam carro tranquilamente”, declarou.