Fred Alves
Durante reunião na tarde da sexta-feira, 14 de novembro, a juíza da Vara da Infância e Juventude Luciana Costa Aglantzakis e equipe reuniram no auditório do Fórum de Pedro Afonso, representantes de órgãos públicos municipais e estaduais, igrejas, escolas, organizações não governamentais, além de pessoas da comunidade, para agradecer o apoio e participação no projeto “Café Jovem: Vida Sim, Drogas Não”.
A iniciativa desenvolve ações de prevenção e combate ao consumo de drogas envolvendo crianças e adolescentes das cidades que integram a Comarca de Pedro Afonso. A ação mais recente foi uma gincana nos dias 24 e 25 de outubro, com participação de 200 crianças de dez escolas de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins e Tupirama.
Na abertura, o titular da 11ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Pedro Afonso, delegado Wlademir Costa de Oliveira, ministrou palestra alertando sobre os riscos das drogas. Com a exibição de vídeos e também de amostras de entorpecentes, o especialista falou dos prejuízos à saúde, motivos que levam os jovens a usarem drogas, espécies de drogas, como identificar usuários, entre outros assuntos. O delegado destacou o papel da família no combate a esse mal que toma conta de todas as classes, independente do poder aquisitivo. “A droga está inserida em todos os segmentos da sociedade”, alertou.
Ao final a juíza Lucia Costa Aglantzakis agradeceu todos os parceiros e fez um histórico do projeto iniciado em 2010. Ela lembrou que a intenção é disseminar informações sobre o tema e formar multiplicadores.
O projeto
Criado em 2013, pela juíza da Infância e juventude, Luciana Costa Aglantzakis, e o assistente social Alessandro de Freitas Porto, o Projeto Café Jovem: “Vida Sim Drogas Não” tem como objetivo prevenir e combater o consumo de drogas envolvendo crianças e adolescentes das cidades que integram a Comarca de Pedro Afonso.
Parcerias
Para realização da programação, o Juizado contou com o apoio de várias entidade, elas, o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, Prefeituras de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins e Tupirama, Polícia Militar - 3º BPM (PROERD), Câmara de Vereadores de Pedro Afonso, Escolas Estaduais e Municipais de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins e Tupirama, Coapa, Lios Clube de Pedro Afonso “Encontro das Águas”, Projeto Amigos do Meio Ambiente (AMA), além de dezenas de voluntários.