A Defensoria Pública, através do Núcleo Regional de Guaraí, firmou parceria com a Rádio Ativa FM 87,9, emissora comunitária da cidade, para utilizar espaço na grade da emissora para um programa de prestação de serviços com esclarecimento de direitos, orientação jurídica e divulgação dos trabalhos da Instituição. A estréia do programa, que se chamará “Defensoria Informa”, será no próximo dia 5.
A emissora cedeu espaço de meia hora das 10h às 10h30, toda terça-feira, quando o defensor público Leonardo Oliveira Coelho explicará sobre temas de interesse do cidadão e abordará situações sobre as áreas de atuação da Defensoria Pública. Direito de Família, do Consumidor, à Saúde, à Educação, tratamento de dependentes químicos e demais temas de interesse da comunidade.
Para o defensor público Leonardo Oliveira Coelho, esta é uma oportunidade para a Defensoria Pública esclarecer dúvidas dos cidadãos e aproximar a Instituição de seus assistidos. “Esse programa terá um caráter preventivo, será uma forma de orientação, esclarecer dúvidas e ajudar o cidadão em sua forma de agir”, afirmou.
Segundo o diretor da emissora, Rogério Moreno, essa parceria reforça ainda mais o compromisso da Rádio Ativa com a prestação de serviço para a comunidade. “Esta é uma das finalidades da Rádio Ativa, atender a comunidade e levar informações de interesse do nosso público. Com certeza a nossa região ganha com essa parceria”, reforçou Moreno.
Presença marcante
O defensor público geral, Marlon Costa Luz Amorim, disse que esta é a primeira de várias outras parcerias que a Defensoria Pública está trabalhando para firmar. “É intenção nossa concretizar outras parcerias como esta em outras cidades do interior do Estado. A Defensoria Pública pode cumprir seu papel de orientação jurídica utilizando ferramentas como as Rádios Comunitárias, veículos que também possuem caráter social”, argumentou Amorim.
Segundo o Defensor Público Geral, por possuir grande alcance e por chegar a regiões consideradas mais distantes e até mesmo isoladas, o rádio é uma ferramenta estratégica para a Defensoria Pública. O objetivo é levar informação e orientação jurídica sobre direitos e sobre a atuação da Defensoria Pública, justamente para as pessoas que não tem acesso à informações locais via televisão e nem acesso à Internet. “Essas pessoas são justamente um público que necessitam destas informações, pois caso necessitem da Defensoria Pública, elas terão conhecimento de onde e quando procurar”, finalizou.