Fred Alves
Na terça-feira, 29 de outubro, fiscais e inspetores agropecuários da Agência de Defesa Agropecuária – Adapec, da Regional de Pedro Afonso, entraram em contato com o Centro-Norte Notícias para reclamar que o pagamento do chamado Ressarcimento de Despesas de Atividades de Defesa Agropecuária (Redad), que trata da restituição das despesas, estaria atrasado desde o último dia 20 de outubro.
Como forma de reivindicação, os funcionários fixaram faixas nos muros e paredes do escritório onde cobram um posicionamento do Governo do Estado.
Na Regional de Pedro Afonso, que compreende 12 municípios, nove inspetores e cerca de 50 fiscais agropecuários têm direito a receber o Redad.
Os servidores relatam que o atraso é recorrente e já ouve protestos anteriormente, e sem a restituição das despesas está difícil exercer as atividades principalmente entre os profissionais que precisam se deslocar para as barreiras fitossanitárias, onde permanecem por sete dias e meio.
“O pessoal viajou e teve que conseguir dinheiro para pagar o transporte e as despesas com a alimentação durante a permanência na barreira”, afirmou o inspetor agropecuário Lenyhawre de Almeida Lima, afirmando que não está descartada uma paralisação que será discutida em uma assembleia nos próximos dias.
A assessoria de imprensa da Adapec informou que após contato com a Secretaria Estadual da Fazenda, foi informado que o pagamento deverá ser feito até o final da última semana.
Campanha
Vale lembrar que em 1º de novembro começa a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Aftosa e uma possível paralisação de fiscais e inspetores pode comprometer o trabalho de fiscalização. (Matéria atualizada às 17h)