Marcelo Gris
Desde a última sexta-feira,18, acontece em Guaraí o 1º Congresso Missionário da Igreja Católica do Tocantins. Até este sábado, 19, mais de 450 participantes teriam confirmado inscrição para o evento, vindos de todas as regiões do estado e do norte de Goiás, que compreendem o recém-criado Regional Norte III da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A expectativa inicial do evento era de reunir 400 missionários dos 139 municípios do estado e de 7 cidades de Goiás, mas a participação foi superada com a inscrição de 450 participantes, que ainda serão ordenados delegados de suas respectivas comunidades.
Todos os missionários vêm das cidades jurisdicionadas as Dioceses de Porto Nacional, Palmas, Cristalândia, Tocantinópolis e Miracema. Segundo o Bispo da Diocese de Miracema e Presidente da Regional Norte III da CNBB, D. Philip Dickmans, o evento é a prova de que a igreja quer sair de suas sedes e construir uma nova identidade cristã.
Ainda conforme D. Philip, mesmo antes do pedido do Papa Francisco, que durante a Jornada Mundial da Juventude enfatizou aos participantes: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”, a igreja já se preparava para esta mudança. “As palavras do Papa Francisco foram como uma comprovação de que estávamos no caminho certo, não poderíamos ficar parados dentro de nossas dioceses e isso nos animou ainda mais, inclusive para realizarmos este evento em Guaraí”, comentou o Bispo.
Segundo a Assessora da CNBB, Irmã Dirce Gomes, que representava a entidade neste congresso, “o evento realizado em Guaraí já é um dos maiores do gênero no país, se levarmos em conta que o encontro nacional reuniu 600 participantes, algo muito importante se contarmos ainda com o fato de que a Regional Norte III foi criada a menos de 1 ano”, argumentou a Irmã.
Todos os participantes do evento tomam café, almoçam e jantam no local de realização das atividades (Igreja Matriz - Capela São Pedro e no Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres) e ainda pernoitam nas casas de 200 famílias da comunidade, que se prontificaram a oferecer estadia.
O evento termina ao meio dia deste próximo domingo (20) e a expectativa dos organizadores é de que os missionários participantes voltem para suas respectivas cidades, ainda mais motivados para o trabalho em missão, pregando o evangelho e ultrapassando as barreiras físicas da Igreja Católica.