Cidades

Cidades

Colisão deixa um morto e 27 feridos na BR-153

20/10/2013 09h40 - Atualizado em 20/10/2013 09h40

Juliana Pontes
/Jornal do Tocantins

Uma pessoa morreu e 27 ficaram feridas em um acidente envolvendo um caminhão Mercedes-Benz com carga de tijolos e um ônibus de turismo da empresa Nova Jerusalém, na BR-153, próximo à cidade de Pugmil, a 108 km de Palmas. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Tocantins, o acidente aconteceu às 5h35.
O ônibus que vinha de Olho D'Água das Cunhãs (MA) e seguia para São Paulo, com 26 passageiros, teria invadido a pista contrária e batido no caminhão, que transportava três pessoas e seguia para Palmas.


A passageira do ônibus Maria Dagmar Estrela Barbosa, de 62 anos, morreu no momento da colisão. Os feridos foram encaminhados para o Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRP), dos quais 20 ficaram internados em observação e dois foram transferidos para o Hospital Geral de Palmas (HGP), sendo uma grávida de 17 semanas. Dentre os feridos estão passageiros do ônibus e do caminhão.


Causas

Conforme a PRF, as declarações dos motoristas dos dois veículos presumem que um dos condutores tenha dormido ao volante. Os dois admitiram que não havia neblina prejudicando a visibilidade da pista, nem um terceiro veículo atrapalhando a passagem na via. No entanto, os dois negaram que tenham cochilado.
Segundo a PRF, os destroços dos veículos interditaram o trânsito na rodovia por mais de duas horas e foram retirados pela Prefeitura Municipal de Pugmil e pelo Corpo de Bombeiros, às 7h50.

Com a colisão, o caminhão e o ônibus perderam a direção e foram parar nos sentidos contrários das pistas que seguiam. Até o fechamento desta edição, o ônibus ainda permanecia no local do acidente aguardando guincho.
Os documentos dos motoristas e dos veículos estavam em dia e não apresentaram irregularidades, segundo a PRF, que informou ainda que o ônibus tem seguro de passagens e obedecia à quantidade máxima de passageiros.


Alta

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou, por meio de nota, que, das vítimas internadas no HRP, duas receberam alta, 20 continuavam internadas até o fechamento desta edição e três passaram por procedimento cirúrgico, na tarde de ontem.
Os dois pacientes transferidos para o HGP continuavam internados e passaram por procedimentos médicos.

Jaqueu Moraes, 30 anos, estava com quadro saúde estável e aguardava cirurgia ortopédica. Já Ana Lucia Silva Cavalcante, 25 anos, grávida de 17 semanas, passou por exames, estava em estado grave e não tinha previsão de alta, informou a nota.


VEJA TAMBÉM: