Eliene Campelo
Fortaleza do Tabocão, a 156 km de Palmas, já não é mais uma pacata cidadezinha do interior. de acordo com moradores, o município parece mais uma cidadela de filmes de faroeste com direito a brigas, valentões e muita falta de segurança.
“Desde que o policiamento militar foi retirado da cidade eu mudei minha rotina e hoje não saio mais a noite com minha família. A sensação é de medo e os fatos que ocorrem na cidade só corroboram este sentimento” afirma o professor Zires Marinho Leão.
O destacamento da Polícia Militar no município foi desativado em julho deste ano. Agora o policiamento é realizado por homens do 7º Batalhão de Polícia Militar, com sede no município vizinho de Guaraí.
De acordo com o educador, a população sofre desde a retirada do destacamento da Polícia Militar da localidade. “Não queremos saber de quem é a culpa. O povo quer a PM de volta, pois com os policiais aqui os bandidos, os maus elementos, pensam duas vezes antes de fazer qualquer maldade”, defendeu Leão, acrescentando que é comum ver brigas, crianças guiando motos, motociclistas sem capacetes e outras infrações. “É uma terra sem lei”, definiu.
A presença da PM garantindo a segurança pública está essencialmente relacionada com outros setores da cidade como a educação, cultura e saúde. Caso dos funcionários do Posto de Saúde local, que segundo o secretário municipal de Saúde, João Batista Delfino de Araújo, também trabalham com medo. “Nós temos que fazer plantões 24 horas e com a sensação de insegurança fica muito difícil atender bem a comunidade. Há um desassossego geral”, afirma Araújo. Ele explicou que a presença dos policiais na cidade é indispensável para a manutenção da ordem e bem estar social.
A moradora Adriana Cristina dos Reis mudou-se para Tabocão há sete anos e segundo ela a cidade mudou muito no quesito segurança. “Antes não vivíamos com medo. Era realmente tranqüilo viver aqui. Estávamos protegidos pelos policiais. Agora não dá para sair de casa, pois, há maior risco de furtos”, afirma e faz o pedido que se ouve a cada roda de conversa da cidade. “Queremos o destacamento da PM aqui de volta, urgente”, conclui.
Procurado pela reportagem do Centro-Norte Notícias o prefeito de Fortaleza do Tabocão, Flávio Moura Filho, conhecido como Flavinho (PSD), garantiu que a Prefeitura Municipal dará total suporte para que o destacamento da PM volte para a cidade. “As casas estão aqui e todo o apoio que a Prefeitura sempre deu eu garanto dar continuidade. É uma questão apenas dos policiais voltarem”, afirmou Flavinho.
Em nota, o comando da Polícia Militar do Estado do Tocantins se limitou a dizer que mantém constante patrulhamento na cidade de Fortaleza do Tabocão e assim que houver disponibilidade providenciará uma guarnição para compor o policiamento da cidade.