Cidades

Cidades

Prefeitura de Bom Jesus busca alternativas para falta de água na cidade

03/10/2013 18h27 - Atualizado em 03/10/2013 18h27

Nessa quarta-feira, 02 de outubro, a Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Tocantins informou que a população da cidade voltou novamente a receber água direto do Rio Sono, sem tratamento algum, por tempo indeterminado, como medida emergencial para resolver a constante falta de água em algumas regiões da cidade. A decisão foi tomada devido Ao poço semi-artesiano ter baixado consideravelmente seu volume e não conseguir atender a demanda dos moradores da parte mais alta da cidade.

Nos últimos dias a cidade tem recebido constantemente a visita de técnicos da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) e da Companhia de Saneamento do Tocantins (Saneatins), que em conjunto vem buscando uma solução definitiva para o problema da constante falta de água em algumas regiões da cidade, informou a gestão municipal.

De acordo o secretário de Administração de Bom Jesus, Pedro Machado, que acompanhou a equipe nas visitas, os técnicos apontaram alternativas de imediato para sanar o problema. A primeira é que o poço que fica ao lado da Escola Estadual Alfredo Nasser comece a operar, sendo ligado à rede de abastecimento do Setor Bela Vista, o mais afetado pelo racionamento de água devido a sua localização na parte mais alta da cidade.

A equipe também coletou amostras do poço para análises laboratoriais que serão feitas imediatamente em Palmas, e testes de volume e vazão que o mesmo poderá atingir para atender a demanda do setor. Para adiantar o processo, uma retroescavadeira já começou a abrir a rede que ligará o poço à caixa de água de 22 mil litro instalada no Setor Bela Vista. Conforme a Prefeitura, canos de várias ruas serão substituídos por serem impróprios para o transporte da água, sendo comum romperem devido a pressão, pois algumas ruas têm canos de irrigação.

A assessoria da prefeita Rosângela Barbosa Bezerra informou que ela está em Palmas participando de uma reunião e informou que vem fazendo gestão junto aos governos estadual e federal para que a justiça conceda autorização da captação e tratamento da água diretamente do Rio Sono, que se encontra suspensa por ordem judicial, facilitando assim a resolução do problema. “O uso de poços semi-artesianos foi uma medida emergencial para tratarmos a água, a equipe técnica realizou vários testes no último mês e percebeu a necessidade também da utilização do poço localizado ao lado da Escola Alfredo Nasser, o qual estamos realizado as obras de infraestrutura para a ligação a rede do Setor Bela Vista. Estou agora em Palmas, buscando uma alternativa definitiva para o problema e assim que tudo seja resolvido, a população voltará a ter água tratada”, informou a gestora.

Segundo informações da prefeitura municipal de Bom Jesus, o fornecimento de água às residências da cidade já foi normalizado na manhã desa quarta-feira. (Com informações da Assessoria)
 

VEJA TAMBÉM: