Cidades

Cidades

Guaraí e região recebem do governo pacote de serviços para qualificação

27/09/2013 08h44 - Atualizado em 27/09/2013 08h44
Guaraí e região recebem do governo pacote de serviços para qualificação
Divulgação

O governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas), firmou parceria com os municípios de Guaraí, Colméia, Couto Magalhães, Fortaleza do Tabocão, Goianorte, Itaporã, Pequizeiro e Presidente Kennedy nesta quinta-feira, 26, na quadra de esportes da Apae, em Guaraí. Com a pactuação, os beneficiários de programas sociais como Bolsa Família, Tocantins sem Fome e Pioneiros Mirins terão acesso a cursos de qualificação profissional por meio do Pronatec Tocantins sem Miséria - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

Além do Pronatec, a Setas disponibilizará aos municípios pactuados mais 11 ações no campo da inclusão produtiva que deverão ser selecionadas de acordo com a vocação econômica de cada localidade.

O vice-governador João Oliveira, esteve presente no evento e falou sobre as ações que estão sendo realizadas no Tocantins para alavancar o desenvolvimento. “O governador Siqueira Campos tem feito um enorme esforço para levar o Estado a avançar, são inúmeras ações de infraestrutura e para incentivar a industrialização. E por isso essa pactuação que fazemos hoje é tão importante, pois queremos dar aos tocantinenses a oportunidade de crescer junto com o Estado”, disse o vice - governador em discurso.

Já o secretário da Setas, Agimiro Costa, destacou a iniciativa como a melhor saída para enfrentar a pobreza no Estado: “ O Governador Siqueira Campos tem o combate a pobreza como uma de suas principais bandeiras e sem dúvida o caminho mais certo para alcançar esse objetivo é dar oportunidade para as pessoas se qualificarem e conquistarem sua autonomia”, declara o secretário. Agimiro afirmou ainda que no Estado apenas 35% das vagas de emprego geradas são ocupadas por tocantinenses e completou dizendo que “Isso acontece porque nossa população ainda tem pouca qualificação, mas essa realidade vai mudar".

Para o prefeito de Guaraí, Genésio Ferneda, a ação veio para mudar conceitos no combate a pobreza. “As ações que foram pactuadas hoje incentivam o trabalho, fazem as pessoas se sentirem valorizadas e dá a elas a oportunidade real de mudarem sua condição de vida”, declarou o prefeito.

O Pronatec

O Pronatec oferecerá cursos de formação inicial e continuada com duração mínima de 160 horas, que serão ofertados em instituições de reconhecida qualidade no ensino técnico e tecnológico, como as unidades do sistema nacional de aprendizagem (SENAC e SENAI) e a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A oferta é gratuita e os beneficiários receberão alimentação, transporte, uma bolsa e todos os materiais escolares.

Após o evento de pactuação, as famílias interessadas em participar dos cursos de qualificação realizaram um pré-cadastro que norteará a Secretaria Municipal de Assistência Social na seleção dos próximos cursos a serem ofertados no município.

Com base em informações do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Guaraí realizou de janeiro a junho de 2013, 105 matrículas em cursos do Pronatec.

A beneficiária do Bolsa Família e Programa Pioneiros Mirins, Maria Aparecida Barros, tem sete filhos e encontra-se desempregada. Durante o cadastramento para os cursos ela manifestou o desejo de fazer um curso de corte e costura “Meu sonho é fazer um curso de costura e acredito que se eu tiver essa oportunidade posso trabalhar e manter meus filhos”, planeja a dona de casa.

Inclusão Produtiva

Além do Pronatec – Tocantins sem Miséria, o termo de pactuação vai oferecer aos municípios as seguintes ações de inclusão produtiva: Inclusão Produtiva Urbana e Rural; Economia Solidária; Projeto Ecosol territorial, Troca Solidária e Bancos Comunitários; Política Pública de Produtos Sólidos Recicláveis; Microcrédito Produtivo Orientado – Crescer; Mulheres Mil; Projetos Arranjos Produtivos Sustentáveis; Projeto Empreendedores Individuais Solidários; Cursos de Qualificação e Capacitação Profissional; Ação de Capacitação de Projetos de Geração de Renda para os beneficiários de programa sociais; Projeto de Apicultura para os 139 municípios e Projeto de Associativismo e Cooperativismo.



VEJA TAMBÉM: