Uma escola cheia de carinho, com uma pessoa ajudando outra, desejando promover o bem-estar de uma comunidade. Esse foi o cenário na Escola Municipal Tereza Hilário Ribeiro, no Setor Raizal, em Araguaína, neste sábado, 14 de setembro, quando 600 pessoas foram atendidas por 148 voluntários, dos perfis mais variados, no Dia de Cooperar (Dia C).
Voluntários como a jovem de 22 anos, Carla Régina Oliveira da Silva, fizeram com que o dia das mais de 400 crianças fosse transformado em um verdadeiro sonho. “Há muitas crianças carentes que precisam da nossa atenção. Precisamos olhar por todos”, comentou Carla que ainda complementou: “sou voluntária sempre, afinal devemos ajudar o próximo. Todos, nós devemos cooperar”.
A dona de casa Nair Moisés da Silva, 59 anos, parou suas atividades no lar para aproveitar a manhã diferenciada com a neta de 6 anos. Para ela, o evento estava muito organizado. “Podia ter sempre essas ações, é muito bom”, ressaltou.
A alegria estava estampada no rosto da criançada que se divertia com o pula-pula, ganhava balões, pipoca, picolé e algodão doce. Mas também tinha um tempo para parar na mesa da leitura, onde gentilmente a professora voluntária Aparecida Eliane da Silva mostrava orgulhosa os trabalhos feitos em sala de aula.
De acordo com a professora Aparecida Eliane, o Dia de Cooperar na escola em que trabalha foi um momento único, que trouxe animação, mais conhecimento e em especial promoveu a presença da comunidade no ambiente escolar coincidentemente no Dia da Leitura. “Estou muito feliz porque no Dia Leitura tenho além dos meus alunos, a comunidade inteira dentro da escola e assim podemos mostrar o trabalho desenvolvido em sala e ver os pais, familiares participando. É uma maravilha”, falou demonstrando sua aprovação.
Quem também aprovou, principalmente as ações na área odontológica, foi a dona de casa Maria do Carmo Nascimento, 63 anos. Acompanhada do neto, de 8 anos, dona Maria disse que se comportou como uma criança, fazendo do seu sábado um dia muito mais especial. “Gostei muito de estar aqui. Todas as ações foram maravilhosas. Participei de tudo”, relatou.
Ações
O evento na Escola Municipal Tereza Hilário Ribeiro fez parte do Dia de Cooperar (Dia C) e foi realizada pelas cooperativas Unimed Araguaína, Unicred Centro Brasileiro PAC Araguaína, Vallecoop e Coopermotos, sendo coordenada pelo Sistema OCB/SESCOOP – Organização das Cooperativas e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo.
Com a presença das cooperativas, a comunidade do Setor Raizal recebeu ações de prevenção em saúde como serviços de aferição de pressão arterial; verificação nos níveis de glicose (Hemoglicoteste); atendimento de nutricionista com verificação de IMC (Índice de Massa Corporal) e dicas de alimentação saudável, além de palestras sobre prevenção antidrogas e acidentes de trânsito.
O coral da Unimed Lyons Clube fez a apresentação de abertura do evento. O coral do município também se apresentou.
Parceria
A parceria para o desenvolvimento das ações foi o diferencial para que o evento acontecesse. A diretora da escola na qual o projeto foi realizado, Maria Aparecida Rodrigues Lopes Santos, contou sorridente que não pensou duas vezes em ceder o espaço para que a comunidade pudesse ser beneficiada. “Nunca tínhamos recebido uma ação tão bonita como essa em nossa comunidade. É muito valioso para todos nós ver a colaboração que eles trouxeram”, explicou.
A encarregada administrativa do Instituto Harmonia, Geciane da Costa Brito contou que a instituição estava satisfeita com sua participação. “A responsabilidade está dentro da nossa missão, para nós é gratificante poder estar participando, estar prestando um serviço à sociedade. É muito bom saber que as pessoas estão se beneficiando com o nosso trabalho”.
Também parceira do evento, a Universidade Federal do Tocantins por meio do curso de Gestão de Cooperativas ofereceu suporte ao projeto. Os alunos do curso estavam atuando como voluntários, a exemplo do jovem Welison Portugal, que definiu o evento como inovador. “Foi muito produtivo para a comunidade esta manhã. Conseguimos atender o objetivo que era fazer um dia de voluntariado com as pessoas que trabalham direta e indiretamente com as cooperativas”, lembrou o estudante.