Fred Alves
As profissões, idades e cidades onde moram são diferentes, mas todos compartilham de um sentimento em comum: vontade de ajudar quem precisa. Isso ficou evidente na manhã do sábado, 14 de setembro, quando 300 voluntários se juntaram para realizar o Dia de Cooperar, o Dia C como é mais conhecido, em Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins e Tupirama.
A iniciativa da Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, Coed - Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso e do Sicredi, com apoio de vários parceiros, beneficiou diretamente 700 pessoas de três entidades.
A APAE de Pedro Afonso, com 12 anos de atuação e que atualmente atende 106 pessoas de várias idades, recebeu donativos para construção de seu espaço multiuso. O evento foi aberto com uma benção do diácono Nelson e contou com mensagens de otimismo e apresentação de alunos da entidade.
Na campanha feita por colaboradores, cooperados e parceiros da Coapa foram arrecadados R$ 8 mil em dinheiro, além de 2 mil tijolos, 38 sacos de cimento, 36 m³ de areia, 10 m² de cerâmica e 5 m³ de madeira. A entrega foi feita pelo presidente da Coapa, Ricardo Khouri, que também preside o Sistema OCB/Sescoop-TO - Organização das Cooperativas e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Tocantins. Ele destacou que a campanha só terminará quando a obra estiver concluída. “Esse é um projeto desafiador, vamos continuar de mãos dadas, realizar eventos e alcançar nosso objetivo. Com cooperação teremos um mundo melhor. Que o Dia C se torne uma rotina”, disse Khouri, aproveitando para agradecer todos os voluntários.
Destacando a iniciativa da realização do Dia C, o comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, major Miranda, fez a entrega de 40 sacos de cimento arrecadados em uma campanha interna na corporação, organizada pelo aspirante Renato Tolentino. “Nos empenhamos por uma boa causa: ajudar a APAE. Somos parceiros, quando precisar é só chamar”, afirmou o major Miranda.
Além de realizar campanha para arrecadar brinquedos para a Creche Mundo da Criança, de Bom Jesus do Tocantins, os voluntários da Coed também contribuíram com a causa da APAE de Pedro Afonso. A presidente da cooperativa, Gleide Américo de Azevedo, fez a entrega de 11 sacos de cimento.
Já o gerente administrativo da usina da Bunge, Deuir Oliveira, assegurou que funcionários estão empenhados para buscar meios de contribuir até o momento em que o espaço da APAE estiver pronto.
Durante o evento, várias pessoas fizeram doações de materiais de construção e serviços. É o caso do pintor Edilson Amorim, o “Pacote”, que se prontificou a confeccionar faixas para os eventos da entidade.
Emoção e agradecimento
“Deus prepara anjos aqui na terra para nos ajudar. Hoje a APAE está em festa, a festa da solidariedade, do amor ao próximo, de ajudar quem precisa. Obrigado a todos vocês que estão ajudando a realizar nosso sonho”, comentou emocionada a presidente da APAE de Pedro Afonso, Aldenôra Pires de Campos, ao falar dos benefícios levados pelos voluntários do Dia C.
Maria França, uma das alunas mais antigas e oradora da instituição, agradeceu a todos que participaram do evento. “Agradeço a todos, que Deus abençoe vocês”, disse a aluna especial.
“O ser humano precisa de carinho e na APAE eles encontram. Essa ajuda do Dia C vai melhorar ainda mais o trabalho realizados aqui”, disse a dona de casa Herlane Ferraz, mãe de uma criança atendida pela entidade.
Uma das responsáveis pela campanha em prol da APAE, a colaboradora da Coapa Maria Silvana Ramos, disse que o Dia C foi como imaginava: “um despertar para a seriedade e necessidade do voluntariado na comunidade onde o cooperativismo está inserido”. “E a certeza de que ao despertar as pessoas como seres voluntários, as coisas começam a acontecer no sentido de tornar real as ideias. Senti que há um campo fértil em Pedro Afonso e região ainda inexplorado, pois o voluntariado é o oposto do assistencialismo, já que mobiliza a sociedade”, completou Silvana. Ela ainda informou que será instalado um posto permanente de arrecadação na Coapa para coletar donativos para a APAE.
Fomento à cidadania
As ações do Dia C também beneficiaram a Creche Mundo da Criança, em Bom Jesus do Tocantins, que atende 223 crianças. Organizada pela Coed - Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso, a campanha arrecadou 1350 doações, sendo 752 brinquedos e 638 livros pedagógicos. Os voluntários espalharam pontos de coleta em vários locais de Pedro Afonso, e também receberam o apoio da Bunge, da Coapa, do grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA) e de várias pessoas e empresas.
A diretora pedagógica da Coed, Liliana Cristofari, disse que foi surpreendente o trabalho dos voluntários e o resultado superou todas as expectativas. “Foi muito bom perceber que nossa comunidade está sempre pronta a ajudar”, salientou a educadora.
Alunos, pais e funcionários lotaram o pátio da escola e receberam com alegria as doações.
Conforme a secretária da creche, Luciane da Silva Ramos, os brinquedos e livros chegaram na hora certa. “A creche é carente de brinquedos, tudo para as crianças é novidade. Esse material vai ajudar muito no processo de aprendizagem de nossos alunos”, avaliou.
Para a secretária de Educação de Bom Jesus, Janaine Beserra Sales, iniciativas como o Dia C resgatam valores básicos como colaborar, ajudar o próximo e contribuir com a família. “O poder público não consegue fazer tudo sozinho. O apoio da sociedade como esta iniciativa das cooperativas e voluntários contribui para formar cidadãos mais conscientes e no desenvolvimento de nossa cidade”, enfatizou a prefeita bonjesuína, Rosângela Barbosa.
Mãe de uma menina de 4 anos que estuda na creche, a funcionária pública Darlene Rodrigues elogiou a iniciativa e lembrou que os brinquedos serão muito úteis.
Reforço para o meio ambiente
Graças ao Dia C, agora o grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA) conta com um viveiro de mudas, onde também serão realizadas atividades de educação ambiental. O espaço foi cedido pela Coapa e fica na área de armazém de grãos da cooperativa, em Pedro Afonso.
E já nesse sábado, professores e alunos do projeto colocaram a mão na massa e realizaram o plantio de mudas de espécies nativas. Em Tupirama, ao lado da Escola de Tempo Integral Maria José Alves Miranda, que tem quase 150 alunos, foram plantados 20 pés de manga. “Essa iniciativa contribuirá para o meio ambiente, além de embelezar a área externa de nossa escola. O projeto AMA também ajuda na formação de nossas crianças e com apoio do Dia C, a tendência é só melhorar essa ação”, afirmou o gestor da unidade escolar, Domingos Bonifácio da Silva.
A Praça da Igreja, em Bom Jesus, recebeu 30 palmeiras. Já ao longo Avenida Pedro Mariano dos Santos, na entrada de Pedro Afonso, foram plantadas 24 mudas de ipê.
Para o fundador do AMA, professor Fabricio Rocha, o Dia de Cooperar foi um momento único nos trabalhos voluntários na região de Pedro Afonso. “Não recordo de tamanha mobilização em prol de uma ação voluntária aqui. O AMA teve a honra de ser contemplado com a ação, através da implantação do viveiro. Certamente, o Dia C foi um momento histórico para o nosso grupo que aproveitou a oportunidade para contribuir ainda mais com as cidades atendidas pelo projeto. Agradecemos a Coapa, Coed e Sicredi pelo momento histórico para o grupo”, concluiu Rocha.
Parceiros
O Dia C na região de Pedro Afonso contou com a participação de vários parceiros, entre eles, o Lions Clube de Pedro Afonso "Encontro das Águas", Tiro de Guerra 11004, Prefeitura Municipal de Pedro Afonso, 3º BPM, Bloco Furacão Elétrico, Diretoria Regional de Gestão e Formação, Bunge, Rádio Vale FM e Jornal Centro-Norte Notícias.