Cidades

Cidades

Cooperativa de Paraíso leva carinho e atenção para ex-dependentes químicos

15/09/2013 12h07 - Atualizado em 15/09/2013 12h07

Henrique Lopes

Em Paraíso do Tocantins, colaboradores da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Paraíso do Tocantins e Região (Sicoob Credipar) realizaram na manhã do sábado, 14 de setembro, o Dia de Cooperar (Dia C), na Comunidade Terapêutica da Associação Cristã Jovens de Valor (ACJV).

Fundada em 1996, com atividades de evangelização dentro das escolas, a organização não governamental sem fins lucrativos trabalha na prevenção, recuperação e reabilitação de pessoas com dependência química. Há menos de um ano possui estrutura própria e tem capacidade de atender 24 internos, acolhendo atualmente 18 homens, com idades que variam de 17 a 60 anos.

Trinta e cinco voluntários estiveram envolvidos nas diversas atividades iniciadas com um café da manhã, seguido de palestra com entrega de kits de higiene bucal, gincanas, roda de conversa e almoço.

“Ações como o Dia C servem para quebrar a rotina e trazer uma interação maior entre as pessoas de fora e nós que estamos aqui e queremos nos reintegrar a sociedade”, avaliou João Lucas de Carvalho, 29 anos, há quatro meses na instituição.

Para a psicóloga voluntária Shaianny de Sá Milhomens, a ação é de fundamental importância para a reintegração social dos internos. “Devido as pessoas já estarem debilitadas emocionalmente e com um histórico familiar e social onde são marginalizados, essa ação é bastante importante. Como psicóloga é um prazer estar aqui e poder ajudar, ouvi-los, compartilhar um pouco de conhecimento e auxiliar nesse processo de recuperação e integração com a sociedade", comentou.

O presidente do Sicoob Credipar, Gilberto Alves Moraes, destacou a importância de organizações como a Associação Cristã Jovens de Valor para a sociedade e assumiu o compromisso da cooperativa com a associação. “Nós percebemos a importância dessa organização para Paraíso e temos a obrigação de ajudá-los e trazer a eles recursos para que possam melhorar essa comunidade. Iremos ser parceiros da associação", garantiu.

O diretor de recuperação da ACJV, o pastor e professor Léo Janes Neiva, relatou os desafios e de como é gratificante serem os escolhidos para receber voluntários do SicoobCredipar no Dia de Cooperar. "Temos a necessidade de uma estrutura física que seja adequada ao atendimento e a implantação de um núcleo feminino, separado, para que possamos aumentar o número de atendimentos, pois a demanda é numerosa", contou o diretor. "Essa é a primeira vez que recebemos um projeto com tal magnitude, é muito importante para todos os projetos que recebem essa ação, pois faz diferença. Sentimos essa interação, a alegria dos voluntários envolvidos com a ação. E isso é de suma importância para integrar os internos", completou Neiva.

Presente ao evento, o secretário-executivo da Agricultura e Pecuária e também presidente do Conselho Estadual do Cooperativismo (Cecoop), Ruiter Pádua, destacou a importância do Dia C e da atenção que deve ser dada às instituições que prestam serviços sociais. "O Dia C é uma iniciativa muito interessante do Sistema OCB/SESCOOP, pois auxilia muito esses tipos de instituições. Qualquer iniciativa como esta da ACJV deve ser dado louvor em excelência, mas infelizmente o apoio dos governos é bastante pequeno. Esperamos que no futuro possamos, realmente, através dos governos, auxiliar esses trabalhos que são fundamentais para a sociedade brasileira", avaliou Ruiter Pádua.

Atenção a quem precisa

Além de Paraíso do Tocantins, as ações de 200 voluntários mobilizados pelo SicoobCredipar que tiveram como foco a atenção ao próximo e a melhoria da qualidade de vida, beneficiaram mais de 500 pessoas também em Miranorte, Divinópolis, Dois Irmãos, Cristalândia, Gurupi, Palmas e Pium.

Confira um resumo das atividades:

Miranorte

Construção de um banheiro, instalação de uma horta e pintura do muro com desenhos artísticos na APAE, além de atividades recreativas e distribuição de lanche aos alunos.

Divinópolis
Manhã de lazer com gincana e festival de sorvetes na Escola Tia Denes, com a participação de 190 crianças.

Dois Irmãos
Gincana, brincadeiras e almoço para alunos da APAE.

Cristalândia
Ações de saúde com enfermeiro e fisioterapeuta na Casa do Idoso e atividades de dança.

Palmas
Atividades no Centro de Convivência do Idoso com cabeleireiros, manicures, massagistas e seresta.

Gurupi
Doação de alimentos para o Lar dos Vicentinos, e realização deaferição de pressão e testes de glicemia em parceria com alunos do curso de Medicina da UNIRG.

Pium
Reforma do piso do Templo Catequético de Pium.
 

VEJA TAMBÉM: