Cidades

Cidades

Municípios recebem 62 retroescavadeiras

12/09/2013 15h21 - Atualizado em 12/09/2013 15h21

Mais de 60 municípios tocantinenses, com população igual ou inferior a 50 mil habitantes serão beneficiados, nesta sexta-feira, 13, com a entrega de máquinas retroescavadeiras na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A solenidade está marcada para 08h30, no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM).

A iniciativa, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com parceria do governo estadual, visa reestruturar as estradas vicinais que ligam o meio rural ao urbano. O objetivo é facilitar o escoamento de produtos da agricultura familiar e melhorar o acesso das famílias a serviços públicos como hospitais e escolas. Administradas pelas próprias prefeituras, as retroescavadeiras terão como prioridade a abertura e recuperação das estradas vicinais. Os maquinários poderão ser usados, também, para construir reservatórios de água.

A entrega das 62 máquinas beneficiará mais de 116 mil moradores da área rural tocantinense. Entre eles, estão 16 mil agricultores familiares, que sobrevivem da comercialização dos produtos cultivados no campo. Mais de R$ 11 milhões foram investidos para adquirir os equipamentos.

Para o secretário de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária, Irajá Abreu, a entrega e máquinas é essencial para o desenvolvimento da agricultura familiar nos municípios do interior do estado. “Essa ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário vai dando mais força aos trabalhos já desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária com o Programa Nacional do Crédito Fundiário e o fomento a agricultura familiar no Estado", afirmou.

Em abril deste ano, 34 municípios receberam máquinas motoniveladoras e retroescavadeiras em evento com a presença do ministro Pepe Vargas. Em maio, mais 22 municípios foram beneficiados com maquinários. De acordo com o presidente da ATM, o prefeito de Almas, Leonardo Sette Cintra, as máquinas somarão com o Programa de Assistência aos Munícipios (PAM), do governo do Tocantins, que também recupera vias fundamentais ao progresso da economia local. “O maquinário ajudará os municípios tocantinenses na construção e restauração de estradas vicinais, o que permitirá qualidade no trânsito de pessoas e mercadorias, bem como, no escoamento da produção da agricultura familiar", destacou Cintra.

Confira a lista completa dos 62 municípios contemplados:
http://www.atm-to.org.br/site/admin/arquivos/documentos/20130909-160717_2007.pdf

Plano Safra
Ainda durante a solenidade de entrega das retroescavadeiras, também será lançado nesta sexta-feira, 10, o Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014 específico para o estado.

O Plano destina R$ 39 bilhões para o fortalecimento da agricultura familiar brasileira. O recurso está distribuído entre as políticas estruturantes do MDA, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e as compras institucionais do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

“O conjunto de ações oferecidas pelo Plano Safra garante o fortalecimento das cadeias produtivas da agricultura familiar, porque oferece as condições adequadas á realidade do agricultor. Como resultado, ele pode cultivar e comercializar seus produtos para a sociedade”, avalia o delegado federal do MDA no estado, Agostinho de Oliveira Chaves.

VEJA TAMBÉM: