Cidades

Cidades

Conferência em Bom Jesus discute Política de Assistência Social

30/08/2013 11h13 - Atualizado em 30/08/2013 11h13

Wislane Lima

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou a III Conferência Municipal de Assistência Social, nesta quinta-feira 29, no auditório da Câmara Municipal de Bom Jesus do Tocantins. O tema foi “Gestão e Financiamento na efetivação do SUAS”, que propõe analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), reconhecendo a colaboração de cada ente associado.

O evento reuniu secretários municipais, vereadores, representantes municipais, a prefeita de Bom Jesus do Tocantins, Rosângela Barbosa, e moradores.

Durante o evento foi realizada a palestra magna sobre o tema da Conferência, com a assistente social do Setas Ana Lúcia Parente Silva. Além disso, a equipe técnica apresentou o panorama dos serviços sócioassistenciais oferecidos pelo município.

Os participantes foram divididos em grupos onde foram discutidos os seis eixos propostos pela Conferência: O cofinanciamento obrigatório da Assistência Social; a gestão do SUAS: vigilância sócioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação; a gestão de trabalho; a gestão dos serviços, programas e projetos; a gestão dos benefícios no SUAS e a regionalização.

Ao final, os participantes aprovaram várias propostas apresentadas durante a conferência e elegeram os delegados que representarão o município na fase estadual, em Palmas, nos dias 17 e 18 de setembro. Foram eleitos Janine Bezerra Sales (titular) e Marciane Miranda Moreira Lima (suplente) e Cosmo da Silva Ramos (titular) e Antuanete Barbosa (suplente).

Segundo Andrea Vasconcelos Ribeiro Lima, secretária da pasta de Assistência Social de Bom Jesus do Tocantins, a conferência serviu para reavaliar as ações e propostas das últimas conferências, além de serem estudadas as ações que foram feitas e quais ainda faltam ser elaboradas.

“Essa conferência é muito importante para Bom Jesus, pois iremos desenvolver novas ações sociais pra melhor atender a comunidade bonjesuína e com o apoio do governo municipal alavancar positivamente o quadro social do município”, frisou o morador Cosmo da Silva Ramos.

Política de Assistência Social
A Conferência Municipal de Assistência Social é um espaço de caráter deliberativo em que é debatida e avaliada a Política de Assistência Social. Os debates são coletivos, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais e para a eleição de prioridades que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social de Bom Jesus do Tocantins.

 

VEJA TAMBÉM: