Cidades

Cidades

Depois de 69 anos, aposentada reencontra familiares

20/08/2013 09h25 - Atualizado em 20/08/2013 09h25
Depois de 69 anos, aposentada reencontra familiares
Dona Maria Patrocínia (sentada no centro) ao lado de familiares

Fred Alves

A aposentada Maria Patrocínia Alves Barbosa, de 84 anos, reencontrou parentes que moram em Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins e em outros municípios tocantinenses. Acompanhada de duas das três filhas, três netas, duas bisnetas, um genro e o esposo de um das netas, a idosa que vive em Marabá, no Pará, chegou a Pedro Afonso neste sábado, 17 de agosto, para rever os parentes.

Na cidade encontrou a sobrinha Josefa Alves Moreira, e os sobrinhos João Alves Ribeiro, atualmente morando em Porto Nacional, e Pedro Alves Moreira, que reside em Palmas. Ela ainda visitou Bom Jesus do Tocantins, onde localizou outros parentes.

“Nunca perdi a fé em Deus de encontrar meus parentes. Estou muito feliz”, disse Dona Maria Patrocínia à reportagem do Centro-Norte Notícias. A aposentada relatou que fugiu de casa na zona rural, aos 15 anos, pois era maltratada pelo primeiro marido, com quem se casou aos 13 anos de idade. Ela revela que foi para Marabá, onde não conhecia ninguém e conseguiu emprego como empregada doméstica.

Anos mais tarde casou-se novamente e depois montou uma pequena pensão ao lado do esposo. Depois de ficar viúva aos 39 anos, criou sozinha as três filhas. Atualmente mora só, mas tem como vizinhos vários netos, e o carinho das três filhas. Lúcida, percorre sozinha de ônibus a cidade onde vive, além de cuidar dos afazeres domésticos.

Dona Maria Patrocínia, que imaginava que nenhum dos cinco irmãos ainda estivesse vivo, teve outra boa notícia ao chegar em Pedro Afonso. Ficou sabendo que o irmão Manoel Barbosa mora em Confresa, no Estado do Mato Grosso, e agora quer reencontrá-lo. “Não temos o endereço nem o telefone, pedimos ajuda para localizar meu tio. Quem souber do paradeiro dele pode ligar nos telefones (94) 3322-4443 e 9175-1203”, pediu Divinna Alves, filha de Dona Maria Patrocínia.

Emocionada ao receber a tia em sua residência, onde também funciona um bar, a comerciante pedroafonsina Josefa Alves Moreira revelou que o reencontro foi um dos dias mais felizes de sua vida. “Sempre tive a esperança de conhecer minha tia, tinha certeza que ela estava viva. Peço que Deus permita que ela viva muitos anos”, disse Josefa com lágrimas nos olhos.

O aposentado João Alves Ribeiro fez questão de vir de Porto Nacional apenas para reencontrar a tia, de quem se lembrava bem. “Estou muito feliz por esse momento”, resumiu.

Apoio
A aposentada Maria Patrocínia Alves Barbosa conseguiu reencontrar parentes em Pedro Afonso e região depois da publicação de uma reportagem no site do Centro-Notícias. Um policial civil leu a matéria jornalística e avisou Josefa Alves, sobrinha da idosa. Depois elas conversaram por telefone e combinaram o encontro, que ocorreu neste sábado.
 

VEJA TAMBÉM: