De iniciativa do deputado Wanderlei Barbosa (PEN) foi aprovado pelo Plenário da Assembleia Legislativa na quinta-feira, dia 15, requerimento que solicita uma audiência pública na Casa de Leis para discutir a problemática sobre o reinício da construção da BR-010. O parlamentar, bem como o movimento, vê como maior urgência a obra do trecho que liga às cidades de Aparecida do Rio Negro, no Tocantins a Carolina no Maranhão, passando pelos municípios de Rio Sono, Pedro Afonso, Santa Maria, Itacajá e Goiatins. No Estado, serão beneficiados ainda, Campos Lindos, Porto Nacional, Santa Rosa, Natividade, Chapada da Natividade, Silvanópolis, Paraná. Monte do Carmo também poderá receber a estrada, caso o governo construa respeitando o traçado original da referida rodovia, atualmente a BR-010 passa por Palmas, via TO-050.
O deputado ainda destaca que a BR-010 atende a um clamor público, devidamente organizado, como é o caso do movimento Pró-BR-010. “São seis anos de paralisação, e os municípios às margens da rodovia merecem esse benefício, pois são cidades de expressiva produção agrícola. A economia do Estado será alavancada, tirando a região de vez do isolamento”, frisou o deputado, ressaltando ainda que isso somente será possível com a união da sociedade, de parlamentares e representantes dos municípios.
Wanderlei sugere como debatedores no encontro todos os prefeitos dos municípios atendidos pela obra, representantes do Movimento Pró-BR-010, a bancada federal do Tocantins, representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), da Secretaria de Infraestrutura e demais setores que possam contribuir para a resolução do problema. O movimento por sua vez aprova todas as iniciativas das lideranças que vem agindo em favor da causa.
O Pró BR esclarece no entanto, que após suas cobranças, tem acontecido diversas ações que visam viabilizar o retorno da obra, tal como, a apresentação de emenda parlamentar ao Orçamento da União 2014, pela Bancada Federal do Tocantins, encabeçada pelo Senador Vicentinho Alves (PR), a cobrança do Senador João Ribeiro (PR) ao ministro dos Transportes César Borges, pedindo a inclusão da BR-010 no PAC-2. Ações dos deputados federais Júnior Coimbra (PMDB) e Ângelo Agnolin (PDT) junto ao Dnit nacional, entre outros de parlamentares e lideranças estaduais.
Sobre a inclusão no PAC existem notícias de que a conquista já foi alcançada, mas nada oficializado pelo ministério. O movimento garante que só publicará a novidade quando estiver a garantia no preto e no branco.