As alternativas de produção voltadas para a agricultura familiar desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins foram apresentadas, nesta quinta-feira,15, durante o primeiro encontro de produtores rurais de Itacajá e região. O evento, que reuniu mais de 200 participantes, entre produtores rurais, associações e lideranças locais, foi promovido pela Associação de Piscicultores, em parceria com o Ruraltins, Semades – Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Prefeitura Municipal.
Representando a presidente do Ruraltins, Miyuky Hyashida, no evento, a assessora da presidência, Iranilde Gonçalves, destacou o trabalho que a equipe de extensionistas rurais vem realizando no Estado, tendo como objetivo o fortalecimento do agricultor familiar.
Durante a apresentação a assessora falou sobre projetos como Quintal Verde, Crédito Rural, Compra Direta Local, Capacitação de Agricultores, dentre outros. “Queremos que os agricultores, especialmente aqui da região, conheçam nossas ações, para que diversifiquem cada vez mais sua produção, aumentando a renda familiar e melhorando a qualidade de vida”, disse.
No encontro os agricultores familiares também receberam informações sobre a criação de peixes. O veterinário e extensionista do Ruraltins, Marcelo Mazeto, ministrou uma palestra sobre a piscicultura. A ideia foi esclarecer os produtores sobre o mercado, sistema de produção, características que cada propriedade deve possuir para o cultivo dos peixes, além das exigências legais, projeto técnico e as espécies cultivadas no Tocantins.
Presente no evento o secretário de Meio Ambiente, Alan Barbieiro, disse que é necessário promover mudanças de pensamento e que os produtores devem estar atento a isso e buscar algo novo. “Acredito que a piscicultura chega como mais uma alternativa para o produtor rural, já que pode ser desenvolvida em pequenas áreas. Nesse sentido, o Governo do Estado realiza um trabalho junto aos municípios para incentivar a criação de peixes, visando o desenvolvimento econômico. afirmou.
Para o gerente da unidade local do Ruraltins, de Itacajá, Joseli João da Silva, a piscicultura pode se tornar uma nova fonte de renda para a agricultura familiar. “Na região a criação de gado é muito forte, a introdução da atividade vai diversificar a produção. Esse encontro foi muito importante para despertar o interesse dos agricultores,” pontuou.
O presidente da Associação de Piscicultores de Itacajá, Wesley Clayton, defende o aproveitamento do potencial hídrico da região. “Temos vontade de desenvolver um bom trabalho nessa área. Queremos dar condições para que o produtor permaneça na sua propriedade vivendo dignamente”, conclui
Ao final do evento, foram esclarecidas as dúvidas em relação à piscicultura.
A prefeita de Itacajá, Maria Aparecida Lima Costa Rocha, encerrou o encontro agradecendo o Governo do Estado pelo apoio dado ao Município destacando que a piscicultura pode fazer a diferença na vida de cada agricultor. (Com informações da Ascom/Ruraltins)