Fred Alves
Depois de Tupirama e Bom Jesus do Tocantins, será a vez de Pedro Afonso receber a segunda rodada de Oficinas de Leitura Comunitária para a elaboração do Plano Diretor Urbano (PDU). A ação acontece hoje, 15 de agosto, e faz parte do programa Comunidade Integrada, iniciativa da Fundação Bunge em parceria com as prefeituras dos três municípios e a Universidade Federal do Tocantins.
Às 16 horas, serão realizadas oficinas para as comunidades da Vila Mata Verde (Escola Municipal Boa Esperança) e no distrito de Porto Real e Agrovila Bom Tempo (Salão Paroquial da Igreja Católica de Santo Antônio, em Porto Real).
Às 19 horas, as oficinas acontecem no Setor Bela Vista (Colégio Municipal Sousa Aguiar), Setor Aeroporto II (Tenda móvel instalada na Avenida Rio Tocantins, próximo à Padaria Pérola) e no Setor Antônio Joaquim Pires Martins – Portelinha (Unidade Básica de Saúde Maria Clara).
Saiba mais
As oficinas acontecem em bairros, previamente escolhidos pelo Conselho de Acompanhamento do PDU. Na ocasião, serão discutidos aspectos inerentes a cada bairro e colhidas informações, sugestões e propostas da população.
O Plano Diretor Urbano é uma lei que deve ser elaborada com a participação de toda a sociedade e que organiza o crescimento e o funcionamento dos municípios. Ele trata de saneamento básico à construção de postos de saúde, escolas, transporte. “Por isso, é de fundamental importância a participação da população local, além de especialistas e autoridades municipais, seja no apontamento das necessidades ou na exposição de ideias em relação ao município em que vivem”, explica Cláudia Calais, diretora executiva da Fundação Bunge.