A intenção da Secretaria de Finanças de Palmas (SEFIN) com o novo sistema é melhorar a qualidade do atendimento ao público, com um sistema moderno que possibilitará procedimentos mais ágeis e disponibilização de diversos serviços diretamente via internet.
Para a utilização da nova ferramenta, os servidores do atendimento ao público da SEFIN da Av. Theotonio Segurado e do Shopping da Cidadania em Taquaralto passaram por um treinamento no último final de semana. Na oportunidade, tiraram dúvidas sobre as práticas de utilização do sistema web.
Este sistema foi adquirido em abril de 2010, juntamente com diversos outros módulos, e não havia sido instalado pela gestão anterior. A Secretaria de Finanças, desde o início deste ano, decidiu pela instalação do sistema web, trabalhando no processo de validação da ferramenta para Causar o menor nível possível de transtornos ao contribuinte.
Em razão da troca de sistema, iniciada efetivamente no dia 12 de agosto, o setor de arrecadação e outros serviços on-line poderão, nestes primeiros dias, ficar lentos e talvez necessitem de um período (máximo de uma semana), até que todo o sistema se estabilize. A SEFIN lembra que os contribuintes devem ficar atentos aos compromissos tributários a vencer neste período.
De acordo com o Secretario de Finanças, Cláudio Schüller, o novo sistema vem atender também uma recomendação do Ministério Publico Estadual, com base nas normas da ABNT NBR ISO/ICE 27002 – Gestão de Segurança da Informação.
O programa indicado é um guia de boas práticas em segurança da informação, com reconhecimento internacional, e que dispõe sobre controles que podem ser implementados a fim de corresponder com as necessidades identificadas por meio de análise de risco. (Antonio Neves)