Após reunião na tarde desta sexta-feira, 09 de agosto, representantes da Coapa – Cooperativa Agroindustrial do Tocantins e da Coed - Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso, orientados por técnicos do Sescoop-TO, definiram quais ações serão desenvolvidas durante o Dia C – Dia de Cooperar. O evento será realizado simultaneamente dia 14 de setembro, por cooperativas do Mato Grosso do Sul, Ceará, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Tocantins, e deve beneficiar em torno de 500 mil pessoas.
Serão desenvolvidas três ações voluntárias em Pedro Afonso e em Bom Jesus.
Para beneficiar a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), os voluntários irão realizar campanha de arrecadação de materiais para construção de um espaço para atividades educativas e eventos. O apoio para implantação de um viveiro de mudas será a atividade realizada junto ao Grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA).
Visivelmente emocionada, a presidente da APAE de Pedro Afonso, Aldenora Pires de Campos, afirmou que a construção de um espaço para as atividades é um sonho antigo de todos os membros da entidade, que no último mês de janeiro completou 12 anos de atuação e atualmente atende 106 pessoas, de 06 a 60 anos, oriundas dos municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins e Tupirama.
“A sala onde são realizadas as oficinas para os alunos é pequena e muito quente, professoras e alunos sofrem demais com o calor, o que acaba prejudicando a aprendizagem. Quando o novo espaço ficar pronto teremos um local amplo e em condições excelentes para nossas atividades”, comentou Aldenora Pires.
“Recebemos com grande alegria e entusiasmo esta notícia, pois o viveiro é uma ação que o projeto precisava desenvolver a um bom tempo e faltava apoio técnico. Com esta parceria cresce ainda mais o compromisso do projeto Amigos do Meio Ambiente”, comentou o professor Fabricio Rocha, fundador do AMA, criado em 2010 e que atualmente atende 120 crianças e adolescentes nos municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama e Rio Sono. O educador explicou que a intenção é criar um viveiro público onde serão produzidas mudas de espécies de árvores e plantas, que serão doadas à comunidade como forma de incentivar a arborização da cidade.
A Creche Municipal Mundo da Criança, de Bom Jesus do Tocantins, atende 274 crianças de 2 anos e meio a 5 anos de idade, nos períodos matutino e vespertino, e será beneficiada com brinquedos pedagógicos, que serão arrecadados em uma campanha coordenada pela Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso.
A secretária de Educação de Bom Jesus do Tocantins, Janaine Sales, avaliou a iniciativa como bastante significativa para melhoria da educação ofertada pela unidade educacional que atende principalmente, crianças carentes. “Os recursos são escassos. Esse apoio da Coed e da Coapa é fundamental. O poder público não pode fazer tudo sozinho, é muito importante essa ajuda da sociedade”, destacou a gestora.
Comitê
Um comité foi formado com membros da Coapa e da Coed para definir um cronograma de atividades a serem realizadas. A realização do Dia C já conta com apoio da Rádio Vale FM, mas a intenção e agregar mais parceiros.