Cidades

Cidades

Pedro Afonso é a 7ª cidade no TO em qualidade de vida

02/08/2013 16h25 - Atualizado em 02/08/2013 16h25

Uma maior acompanhamento da saúde dos idosos com programas específicos que proporcione uma velhice saudável, oferta de empregos e economia pujante, crescimento nos índices educacionais, são alguns dos fatores que levaram Pedro Afonso para uma posição de destaque no Tocantins de acordo com o ranking do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), aferido pelo Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e divulgado na última segunda-feira, 29 de julho.

Segundo o "Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013", o IDHM pesquisado pela ONU coloca Pedro Afonso na 7ª posição entre as melhores cidades tocantinenses para se viver.

Os seis primeiros municípios são Palmas (0,788), Paraíso do Tocantins (0,759), Gurupi (0,759), Araguaína (0,752), Guaraí (0,741) e Porto Nacional (0,740).

Para chegar a esse estudo, os pesquisadores se basearam nos dados dos três últimos censos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE), e estudaram 180 indicadores para avaliar as condições de vida da população. 

Longevidade
Entre os três itens pesquisados, a longevidade é o que teve mais destaque, com um índice de 0.846, considerado bom. Neste item estão consideradas saúde, qualidade e tempo de vida.

Segundo o prefeito pedro-afonsino Jairo Mariano (PDT), um dos motivos para os números positivos é a implantação de programas como Direito de Viver e Envelhecer com Dignidade, que atendem cerca de 150 idosos com programação semanal, envolvendo dança, hidroginástica, fisioterapia, acompanhamento médico, brincadeiras, passeios, entre outras atividades.

Educação e esperança de vida
Em educação, a cidade também se destacou, com índice de 0.664. A esperança de vida de uma criança ao nascer em Pedro Afonso é de 75,77 índice maior que o da capital do estado que ocupa a primeira colocação em qualidade de vida no Tocantins, 74,71.

Renda
Com mais empresas, mais pessoas no mercado de trabalho e salários mais elevados, além de possuir uma das maiores indústrias do Tocantins, Pedro Afonso conseguiu o índice de 0.669.

Saiba mais
O IDH mede o nível de desenvolvimento humano de determinada região. É a terceira vez que o órgão da ONU realiza o levantamento sobre a situação nos municípios do País, as outras duas edições da pesquisa foram divulgadas em 1998 e 2003.

O IDH dos municípios vai de 0 a 1. Quanto mais próximo de zero, pior o desenvolvimento humano; quanto mais próximo de um, melhor. O índice considera indicadores de longevidade (saúde), renda e educação.

Confiante
Ao analisar os números o prefeito Jairo Mariano (PDT) comemorou a colocação do município, frente a outras cidades consideradas maiores no Tocantins.

O gestor disse estar confiante no trabalho que está sendo realizado e afirmou que o objetivo é melhorar ainda mais o IDH de Pedro Afonso, nos próximos anos.

“Com o planejamento que estamos fazendo para a cidade esperamos melhorar em breve nossa colocação. Nosso objetivo desde o período eleitoral sempre foi melhorar a qualidade de vida da nossa gente, tanto é que é um lema dentro da nossa administração. Estamos próximos a isso, com o planejamento vamos superar essa meta”, finalizou. (Com informações da Ascom Prefeitura de Pedro Afonso)

VEJA TAMBÉM: