Cidades

Cidades

Máquina será cedida à Prefeitura de Bom Jesus durante 30 dias

28/07/2013 22h26 - Atualizado em 28/07/2013 22h26

Augusto Rocha

Vereadores de Pedro Afonso aprovaram por unanimidade, na sessão extraordinária no início da tarde da quarta-feiram 24, o projeto do Executivo pedroafonsino que autoriza a Prefeitura de Pedro Afonso a celebrar convênio com a Prefeitura de Bom Jesus do Tocantins para ceder uma máquina motoniveladora (patrol) ao município vizinho, durante 30 dias.

O pedido de urgência para autorizar a assinatura do convênio foi feito pela prefeita de Bom Jesus, Rosângela Barbosa (PSDB), ao prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano (PDT), já que o município bomjesuíno não dispõe de máquinas suficientes para executar todos os serviços de manutenção nas estradas vicinais da zona rural.

Todas as despesas com combustível, alimentação e diárias do motorista, além da troca de peças e outros serviços de manutenção da máquina ficarão a cargo da Prefeitura de Bom Jesus. Na justificativa do projeto, o prefeito Jairo Mariano disse que Bom Jesus passa por dificuldades e faz parte do Consórcio Intermunicipal Delta do Tocantins, que elabora estratégias de gerenciamento dos resíduos sólidos das duas cidades e de Tupirama.

O secretário pedroafonsino de Planejamento e Modernização da Gestão, Willian Soares Ferreira, acompanhou a tramitação do projeto no plenário. Segundo ele, a máquinas será cedida a Bom Jesus do Tocantins, mas retornará nas mesmas condições em que foi entregue.

“Bom Jesus do Tocantins é cordão umbilical de Pedro Afonso. Bom Jesus era distrito de Pedro Afonso. É um dos maiores parceiros que nós temos. Tanto é que faz parte do Consórcio Delta. No Projeto de Lei, nós fizemos tudo para garantir a eficiência de nossas máquinas. Automaticamente, a máquinas voltará nos moldes em que (a prefeita) está recebendo”, afirmou o gestor.

Depois de um mês em Bom Jesus do Tocantins, a patrol será devolvida à Prefeitura Pedro Afonso. Em seguida, a máquina será deslocada para as regiões de Bacabal, Boa Esperança, Rio Negro e o Setor Antônio Joaquim Pires Martins Filho, conhecido como Portelinha.

Vereadores aprovam, mas mostram preocupação

Mesmo tendo aprovado o projeto por unanimidade, os vereadores se mostraram preocupados com a repercussão que o convênio para socorrer a cidade vizinha possa ter em Pedro Afonso, já que a máquina que estava na zona rural realizou apenas 25% do serviço de recuperação das estradas vicinais pedroafonsinas. Devido à preparação para a temporada de praia, a patrol teve que se deslocar para o rio Sono e atrasou ainda mais o cronograma.

O presidente da Câmara de Pedro Afonso, José de Ribamar Coelho (DEM), reconheceu a necessidade dos moradores de Bom Jesus. Ele também disse que irá fazer um requerimento à prefeita Rosângela para que a prefeitura vizinha realize serviço de manutenção numa estrada próxima à região do córrego Gameleira, na divisa com Pedro Afonso. “Temos que atender Bom Jesus. É uma necessidade”, justificou o gestor da Casa de Leis.

No mesmo tom, o vereador Sipriano Soares (PMDB) ressaltou a boa convivência que existe entre os dois municípios. Para ele, a cessão da máquina é uma forma de manter um relacionamento harmônico com Bom Jesus. “A gente sabe que Bom Jesus não tem estrutura. O próprio Bom Jesus é um município que a gente precisa ter boas relações diplomáticas. A maior parte do nosso território faz divisa com Bom Jesus, sem contar a praia que também é de Bom Jesus e é nosso parceiro”, explicou.

A líder do prefeito Jairo Mariano, na Câmara, Sirleide Mauriz, a Sirleide do Movimento (PMDB), concordou com a iniciativa de ceder a máquina a Bom Jesus, mas externou preocupação com o andamento do cronograma dos serviços na zona rural de Pedro Afonso. Antes de votar, ela revelou ter telefonado para o secretário pedroafonsino de Infraestrutura, Paulo Catabriga, para se certificar de que os produtores rurais pedroafonsinos não sejam prejudicados.

Sirleide lembrou que, na legislatura anterior, a Casa de Leis pedroafonsina chegou a autorizar a Prefeitura de Pedro Afonso a celebrar convênio com Recursolândia para emprestar algumas máquinas, e houve atraso em alguns serviços. “Nós somos cobrados pelos moradores da zona rural. Somos o para-choque da população”, afirmou a parlamentar.

A peemedebista também reconheceu que cada município tem problemas. Sirleide sugeriu à prefeita Rosângela, que é da base de apoio do governador Siqueira Campos, que busque reivindicar máquinas para a prefeitura. A parlamentar disse ainda que Bom Jesus poderá conseguir os veículos por meio de gestão do Consórcio Intermunicipal Delta do Tocantins.

Para o vereador Myrleison Soares Dias (PT), o convênio entre as duas prefeituras não irá beneficiar apenas os moradores da zona rural de Bom Jesus, mas também diversos membros das comunidades rurais pedroafonsinas que vivem na divisa entre os dois municípios. “Muitas moradores de Pedro Afonso dependem das estradas de Bom Jesus”, defendeu o parlamentar petista.   

VEJA TAMBÉM: