Angélica Mendonça / ATN
O rio Araguaia continua lindo! Ao estilo de Gilberto Gil escrevo isso com muito carinho e emoção, posto que há mais de seis anos não tinha a oportunidade de poder desfrutar da beleza e energia que transbordam desse rio. Dar um mergulho (ou como prefiro dizer, “um tibungo”) naquelas águas que fizeram parte da minha infância, quando toda a família e amigos acampavam por vários dias em sua margem, foi emocionante e revigorante.
A paisagem causa admiração aos olhos, a mansidão vigorosa (isso existe?!) acalma; o sol energiza e os animais enfeitam. Simplesmente a perfeição da natureza em toda sua exuberância (tô inspirada, gente!).
Antes de embarcar para Araguacema confesso que estava apreensiva, pois esta seria a primeira viagem após os nascimentos dos meus filhos e apenas a ideia de ficar fisicamente longe deles estava me deixando ansiosa. Mas o dever me chamava e as palavras positivas de um colega de trabalho foram decisivas para eu aproveitar toda a nossa viagem. Disse ele: “Relaxa! Vai ser ótimo! Você vai pra um lugar lindo e vai conhecer pessoas legais!”. E foi isso que aconteceu. Fui, trabalhei (muito!), relaxei, conheci gente bacana, inteligente, extrovertida, forte, “tudo enquanto”...
Tive a oportunidade também de observar o quanto o Araguaia é importante na vida dos araguacemenses, que têm toda a rotina e modo de viver norteados pela cheia ou seca do rio. Conheci um pouco sobre a formação do município, que guarda interessantes informações sobre a história recente do Brasil. Conversei com um homem que em um belo dia descobriu que era artista quando esculpiu, sem instrumentos sofisticados e apenas um pedaço de madeira, a flora e fauna da região. Falei com gente de fé, que apesar da simplicidade e falta de recursos, mantêm tradições religiosas vivas e vibrantes, como o senhor Olimpio dos Santos, embaixador do Divino, no distrito do Senhor do Bonfim.
Ter passado alguns dias apartada dos meus dois curumins (Jorge, três anos e Gabriel, um ano), definitivamente valeu a pena, pois agora eles têm em casa uma mãe revigorada e feliz por ter podido sentir novamente o Araguaia e sua força.
Além disso, poder visitar e conhecer um pouco mais sobre Araguacema e a afamada Praia da Gaivota foi um prazeroso presente. Trabalhei, mas me diverti em um lugar lindo, cheio de significados pra mim. A companhia alegre e extrovertida dos colegas de trabalho também foi fundamental para inspirar esse trabalho/passeio a tonar-se um produto em honra a todos os tocantinenses, em especial os araguacemenses natos ou de coração. “E vamos a la playa, chicos e chicas!”, pois o Rio Araguaia continua lindo!