Augusto Rocha
Vestiários danificados, vidros quebrados, banheiros imundos e sem portas. O Estádio de futebol Ricardo Brasil de Carvalho, localizado no Colégio Cristo Rei, em Pedro Afonso, sofre com o descaso e uma disputa judicial, que já se arrasta há quase dez anos. O local é o único com gramado e dimensões oficiais na cidade, mas nenhuma partida é realizada. Somente uma pequena parte do gramado é utilizada para os treinamentos de atletismo de estudante da instituição.
Uma área de 17 mil metros quadrados, pertencente à Paróquia São Pedro foi doada à prefeitura, em junho de 2003, que a cedeu ao Estado para a realização de melhorias no campo. O repasse do campo pelo Município ao governo estadual foi aprovado pela Assembleia Legislativa.
Sentindo-se prejudicada pelo atraso da obra, a Associação São Pedro, que é a mantenedora da escola, entrou na justiça, em novembro de 2004, para paralisar o serviço e tentar anular a doação. Em fevereiro de 2005, a juíza Cirlene Maria de Assis Santos Oliveira determinou que a prefeitura parasse de realizar a obra.
Uma reunião realizada no dia 2 de abril entre a direção do Colégio Cristo Rei, representantes da paróquia, com o prefeito Jairo Mariano, pode ser o início de uma solução para o caso. O presidente da Associação São Pedro, padre Cleonizado Correia, participou do encontro. Ele se diz favorável ao fim do impasse, mas é cauteloso ao comentar o assunto. “Nós estamos vivendo uma época de paz, com um bom relacionamento com a prefeitura. O colégio está bem, mas tudo isso pode comprometer. Somos favoráveis que esse campo seja utilizado pela comunidade, mas não queremos que esse campo se torne motivo de discórdia”, afirmou o pároco.
No mesmo tom, a diretora do Colégio Cristo Rei, Maria Lúcia Pereira dos Santos, defende que o campo volte a receber partidas de futebol, mas, segundo ela, é necessário fazer adequações na área. “Nós conversamos (com o prefeito), e pra investir é preciso ter a parte legal. Eu vejo que precisa buscar uma saída. Não é justo que a população não possa usufruir desse campo. Mas não pode interferir na escola. É preciso fazer o alambrado para a bola não cair na área da escola”, defendeu a gestora escolar.
A Prefeitura de Pedro Afonso pretende fazer um orçamento para a revitalização do campo para que tenha condições de receber partidas. O projeto deverá ser e apresentado à Associação São Pedro e à direção do Colégio Cristo Rei. “Vou fazer o orçamento. Vamos ver primeiro a viabilidade, e sentar com a Associação São Pedro para ver a forma de regularização”, disse o prefeito Jairo Mariano.