Augusto Rocha
O ciclista Rodrigo Melo, o Didi, de Goiânia (GO), representante de Cascavel (PR), voltou a vencer, na categoria Elite, durante a segunda etapa, na 2ª Volta Ciclística de Pedro Afonso. A vitória veio após o meio-dia, neste domingo, 31 de março, depois dele percorrer 120 quilômetros, entre a ida e o retorno de Santa Maria do Tocantins.
Rodrigo Melo já havia vencido na tarde do sábado, 30, a primeira prova da categoria Elite. Com as duas vitórias, ele leva o prêmio de R$ 2.400,00 para casa e mais dois troféus para a galeria. “Treinei bastante para fazer essa prova. Hoje foi mais sofrido, desgastou bastante. A maior dificuldade foi a subida e o calor”, disse Rodrigo Melo.
Na segunda posição, chegou Vander Praxedes, de Palmas, que acabou prejudicado, ao ser fechado pelas motocicletas da Polícia Militar, na linha de chegada, quando disputava a liderança. “Eles (policiais) não têm experiência. Até falta cultura de prova mesmo. Eles não sabem a velocidade que têm que manter. Na chegada, a gente chega a quase 60 quilômetros por hora, e eles reduziram. Mas, tudo bem, estou satisfeito. Foi um vice com sabor de vitória”, comemorou o ciclista, que caiu a aproximadamente 800 metros da chegada, na prova de sábado, e terminou em quinto.
Outro que terminou em boa posição foi Luciano Mineiro, de Brasília. No sábado, ele chegou em segundo lugar, e neste domingo, ele terminou em terceiro. Em quarto ficou Bruno Pereira e, em quinto, Marco Aurélio, de Palmas.
A largada foi às 9h da manhã, na Avenida Pedro Mariano, em frente à rodoviária, até Santa Maria. Ciclistas do Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará e do Tocantins se inscreveram na 2ª Volta Ciclística de Pedro Afonso.
Amadores
Ciclistas estreantes também participaram da Volta Ciclística, neste domingo. Eles saíram em frente à Rodoviária e deram voltas até o trevo de acesso à cidade. Depois retornaram pela Avenida Pedro Mariano dos Santos.
Houve 13 inscritos na categoria abaixo de 14 anos. Eles deram oito voltas pela Avenida Pedro Mariano. O vencedor foi Welton Carvalho, de 13 anos. O segundo colocado foi Jeferson Campos Amaral, 13, seguido por Paulo Ricardo, 14, que terminou em terceiro, e Cassiano Ricardo Neves, de 10, que completou a prova em quarto, e Marcos Antônio, que terminou em quinto.
Na categoria acima de 14 anos, se inscreveram nove competidores que deram dez voltas pela Avenida Pedro Mariano. O vencedor foi Aldemir dos Santos, de 19 anos. Reinaldo Coelho Ribeiro, de 22, ficou na segunda posição. O pódio foi completado por Joaquim Castro, de 29 anos, que foi o terceiro, Alcione da Silva Carvalho, que ficou em quarto, e Clarindo Rocha Silva, que foi o quinto colocado.
Os vencedores das duas categorias receberam uma bicicleta. Houve entrega de medalhas para os ciclistas que completaram o pódio até a quinta colocação. A competição foi realizada pela Associação Pedalar de Pedro Afonso. Uma premiação total de R$ 6 mil, além de troféus, foi destinada para os competidores das categorias Elite e Máster.
Categoria Elite
1º Rodrigo Melo
2º Vander Praxedes
3º Luciano Mineiro
4º Bruno Pereira
5º Marco Aurélio
Amadores (abaixo de 14 anos)
1º - Welton Carvalho
2º - Jeferson Campos Amaral
3º - Paulo Ricardo
4º - Cassiano Ricardo Neves
5º - Marcos Antônio
Amadores (acima de 14 anos)
1º - Aldemir dos Santos
2º - Reinaldo Coelho Ribeiro
3º - Joaquim Castro
4º - Alcione da Silva Carvalho
5º - Clarindo Rocha Silva