A Secretária de Estado da Saúde, Vanda Paiva, confirmou a construção, em Guaraí, distante 173 km da capital do Estado, de mais um Centro de Especialidades Médicas, com capacidade para atender os 23 municípios que compõem a região, beneficiando no total uma população de 146 mil habitantes.
O terreno doado, de 10.000 m² , é oriundo do patrimônio pessoal do prefeito Genésio Ferneda (PSD), que confirmou sua decisão pessoalmente à secretária durante a visita que ela fez ao município, na manhã da terça-feira, 19. O prefeito informou que irá providenciar toda a documentação necessária à doação.
Vanda Paiva disse que o local abrigará diversas especialidades médicas que hoje são realizadas dentro das uidades hospitalares, situação que inviabiliza outros atendimentos nos Hospitais de alta complexidade. “Precisamos fortalecer a Atenção Básica e neste contexto os Centros de Especialidades resolverão a média complexidade, e os hospitais ficarão responsáveis apenas pelos casos mais graves, desafogando assim o atendimento”, ressaltou Vanda Paiva.
Hospital
A secretária também se reuniu com o corpo técnico do Hospital Regional Público de Guaraí, oportunidade em que discorreu sobre assuntos referentes às demandas da Unidade e a mudança na direção geral do Hospital, que ficará sob o comando do médico cirurgião, Silber Cruz da Mota, servidor de carreira da Saúde desde 1994.
Para o novo diretor do Hospital de Guaraí, “a Unidade necessita melhorar sua estrutura física e de equipamentos, além de investimentos em capacitação para o corpo clínico e de funcionários. Tudo isso será facilitado devido à preocupação do Governo do Estado com o sistema de saúde pública e o melhor atendimento à população”, disse Silber.