Esporte CN

Esporte CN

Projeto pioneiro coloca atletismo pedroafonsino em destaque

10/12/2012 09h26 - Atualizado em 10/12/2012 09h26

Fred Alves

O projeto “Atletismo: detectando talentos para as provas de pista e campo”, coordenado pelo professor de Educação Física Max Augusto do Carmo que trabalha no Colégio Cristo Rei e na Escola Estadual Ana Amorim, foi iniciado em agosto de 2011 com apenas quatro alunos e hoje chega a ter cerca de 30 alunos treinando principalmente para os Jogos Estudantis do Tocantins (JETs), evento organizado pela Secretaria Estadual da Educação e que garante vaga para as Olímpiadas Escolares (OE).

Os treinos realizados no campo de futebol do Colégio Cristo Rei são planejados pelo próprio professor que procura ter um grande cuidado quanto a individualidade biológica de cada aluno para que alcancem seus objetivos e superem desafios de uma forma segura.

Por ser uma modalidade esportiva composta por várias provas o professor destaca que dificilmente descarta algum aluno. Se o aluno não é bom nas provas de velocidade poderá se destacar nas provas de resistência, e se ainda não apresentar bons resultados pode se dedicar as provas de arremessos, lançamentos ou saltos.

Segundo Max, foi usando essa metodologia de inclusão que o projeto cresceu e vem dando excelentes resultados, pois em todas as competições que participaram os atletas pedroafonsino ganharam medalhas. “Quando os resultados aparecem os alunos/atletas procuram se emprenhar mais e também novos alunos começam a se interessar motivados pela alegria daqueles que venceram”, relata o treinador.

A primeira medalha de alunos do projeto foi conquistada em 2011 na Fase Estadual dos JETs e foi logo um ouro no revezamento 4x75 com quatro alunos do Colégio Cristo Rei. Dias depois os campeões foram para João Pessoa (PB) representar o estado do Tocantins no maior evento esportivo escolar: as Olimpíadas Escolares.

Em 2012 as conquistas foram além do esperado. Com uma quantidade maior de alunos treinando e com a parceria da Academia Focus, na Fase Regional dos JETs, disputada em Pedro Afonso, para alunos de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, 15 alunos do projeto conseguiram medalhas. Foram 9 medalhas de ouro, 5 de prata e 5 de bronze.

Depois da conquista os atletas se empenharam nos treinos para disputar com os melhores do estado. No mês de agosto, em Palmas, foi realizada a Fase Estadual dos JETs para alunos de 12 a 14 anos. Seis alunos do projeto conseguiram medalhas. Teve atleta que ganhou até três medalhas de um total de 9. No total conseguiram 5 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze e, consequentemente, a vaga para as Olímpiadas Escolares em Poços de Caldas (MG).

Na competição nacional os pedroafonsino chegaram a duas finais inéditas. Um aluno conseguiu o 7º lugar no salto em altura e o 6º lugar no revezamento 4x75 composto por três alunos de Pedro Afonso. Foram os melhores resultados do Tocantins já alcançados nessas categorias nas Olimpíadas Escolares.

Já em outubro foi a vez da Fase Estadual dos JETs para alunos de 15 a 17 anos e quatro alunos do projeto subiram ao pódio. Quatro medalhas de ouro e uma de prata foram trazidas de Palmas para Pedro Afonso e aos campeões conseguiram vagas para representarem o Tocantins nas Olimpíadas Escolares em Cuiabá (MT), no mês de novembro.

A competição nacional contou com a participação de atletas embaixadores participantes de Olimpíadas como Sarah Menezes (judoca), Hugo Hoyama (mesa-tenista),Vanderlei Cordeiro de Lima (maratonista), Arthur Zanetti (ginasta), entre outros. Com um nível altíssimo, tendo até a participação da atleta olímpica Tamiris de Linsm que fez parte da equipe de revezamento da seleção brasileira em Londres 2012, o atletismo exigiu lançamentos, arremessos, saltos e tempos onde em sua maioria os alunos campeões eram federados em clubes.

Os alunos de Pedro Afonso ficaram na parte intermediaria na classificação geral nas provas que competiram, ficando distantes de conseguirem uma medalha. “Contudo, ganharam experiência para o próximo ano quando ainda tem idade para participar caso vençam a fase regional e a fase estadual como assim fizeram nesse ano”, explicou Max.

2013
Para o ano de 2013 o projeto estará mais fortalecido, pois ganhou apoios no final deste ano e certamente serão mantidos. Sapatilhas, dardos, bolas para arremesso de peso, medicine ball de vários quilos, blocos de partida, cones de tamanhos variados, bastões para revezamento, trenas, cronômetros e pára-quedas para treinamento de resistência são alguns materiais que estarão a disposição do professor para os treinos nesse novo ano que promete também melhores resultados.
O professor deixa bem claro que este é um projeto elaborado e executado por ele mais que jamais estaria funcionando se não houvesse os apoios da direção do Colégio Cristo Rei e da Escola Estadual Ana Amorim, além da Academia Focus, onde os atletas realizam treinamento para ganhar força muscular imprescindível para o bom desempenho nas competições.


VEJA TAMBÉM: