Henrique Lopes
Em contato com o Centro-Norte Notícias, moradores da rua Castro Andrade, no setor Santo Afonso, em Pedro Afonso, relataram que durante a passagem do compactador, máquina usada nas obras para pavimentação do bairro, a estrutura das casas teria sido danificada, causando várias rachaduras nas paredes e queda de telhas.
Segundo o mecânico Waldeci Campos da Silva, essa é a terceira vez que as obras de asfaltamento se iniciam no setor. “Não é a primeira vez que passam o rolo compactador nesta rua para depois pararem com a obra. Das duas primeiras vezes não teve nenhum problema, mas agora ocorreu esse dano às nossas residências”, reclamou o morador.
De acordo com os moradores o número de casas danificadas pode chegar a 20, que sofreram rachaduras internas e externas e outras com danos nos telhados. Pessoas temem que algumas residências tenham que ser interditadas, já que os danos são considerados grandes.
“Se tivessem feito a obra a primeira vez, não teria ocorrido nenhum dano, s agora vamos precisar fazer grandes reparos ou até mesmo derrubar nossas residências”, relatou o comerciante Luis Barbosa da Silva. “Das primeiras vezes ficamos esperando a conclusão e nada foi feito, desta vez ocorre esses danos, queremos que seja tomada alguma providência”, pede a auxiliar Maria de Jesus Gomes.
A obra é de responsabilidade da Prefeitura de Pedro Afonso. Procurado, o secretário municipal de Infraestrutura, Fabrício Martins, afirmou que a reclamação sobre os danos às residências ainda não havia chegado até o órgão competente, mas caso seja constatado, irá averiguar e buscar solução para o problema. Ressaltou ainda que pode haver falhas nas estruturas das casas e que o rolo compactador usado na obra de pavimentação, “não danificaria tanto as casas”.