Fred Alves
Após ter o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE- TO) na última segunda-feira, 04 de junho, o vereador de Pedro Afonso Zezinho Serapião (PR) afirmou que vai recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Segundo o político, seu advogado vai protocolar um recurso ainda nesta quarta-feira, 06.
A ação da perda de mandato foi movida pelo PT na 23ª Zona Eleitoral – Pedro Afonso, após Zezinho Serapião deixar o partido no qual foi eleito para se filiar ao PR. O PT considerou que a atitude de Zezinho Serapião se configurava como infidelidade partidária, pediu a perda de mandato e a posse do suplente Mirleison Noleto.
Zezinho Serapião explicou que deixou o PT, em 2011, por estar sofrendo perseguição política. Relatou que a direção do partido alegando que ele era líder do PT na Câmara de Vereadores e não poderia acumular o cargo de secretário da sigla no município. “Fui exonerado do cargo de secretario do partido sob alegação de eu não poderia acumular dois cargos. Não justifica porque na verdade eu era líder de Governo. Diante de inúmeras perseguições me desfiliei e fui para o PR”, explicou o parlamentar.
Zezinho Serapião ainda informou que a decisão do TRE-TO não interfere na sua intenção de disputar a eleição para prefeito de Pedro Afonso e que na sexta-feira, 08 de junho, às 19 horas, na Mansão do Forró, faz o lançamento da sua pré-candidatura pelo PR. Segundo ele, o evento contará com a presença de lideranças estaduais e municipais do PR e de outras siglas.
Decisão
Após a decisão, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins tem um prazo de 10 dias para comunicar a decisão à Câmara de Pedro Afonso para que dê posse ao suplente Mirleison Noleto. Zezinho Serapião tem o mesmo prazo para recorrer da decisão.