Fred Alves
No sábado, 02 de junho, a Coapa – Cooperativa Agroindustrial do Tocantins retomou as atividades do projeto Renascer, que recupera e preserva nascentes em propriedades rurais da região de Pedro Afonso. A intenção é conservar o meio ambiente melhorando a qualidade e quantidade da água para consumo das famílias e animais, e uso na irrigação de plantações. Foi atendida a propriedade do agropecuarista Edmar Correia e contou com a participação de técnicos da Coapa, além de professores e alunos da Faculdade Rio Sono (Riso) com apoio do Sindicato Rural de Pedro Afonso.
No trabalho foi feita a limpeza da área ao redor do olho d’água retirando o excesso de terra, galhos e outros detritos. Depois foi construída uma pequena barragem com pedras, em seguida coberta com uma camada de uma mistura conhecida como solo-cimento. O próximo passo foi colocar canos de PVC posicionados na parte mais alta do dique por onde é liberada a água para consumo, podendo ser encanada para uso ou simplesmente correr livremente para o terreno. Abaixo da barragem é fixado um cano mais grosso, que é aberto de tempos em tempos para a retirada de terra e raízes acumuladas. Na parte superior é colocado um cano fino onde semestralmente podem ser colocadas gotas de cloro ou água sanitária para fazer a desinfecção da água. A ação durou de seis horas e foram gastos R$ 100,00 na aquisição de canos de PVC, cimento e outros materiais.
“O método contribui para evitar doenças causadas por coliformes fecais já que a nascente fica protegida de animais e insetos. Além disso, o produtor tem água de qualidade o ano todo, principalmente no período de estiagem, para consumo e para oferece aos animais e irrigar plantações”, informou o responsável pelo projeto, Vanderlei de Sousa, gerente da Unidade Operacional da Coapa e professor da Riso.
Ao término da recuperação da fonte foram coletadas cinco amostra de água para serem analisadas no laboratório da Sisapa. Serão verificados fatores como acidez, turbidez, temperatura e presença de coliformes fecais e outros organismo na água.
Catalogação de nascentes
Durante o trabalho 20 alunos do 1º, 2º, 3º e 5º períodos do curso de Tecnologia em Agronegócios da Faculdade Rio Sono tiveram uma aula prática. A professora da disciplina Sistema de Tratamento de Resíduos Sólidos, engenheira ambiental Ana Maria, também secretária municipal de Meio Ambiente de Pedro Afonso, explicou que a recuperação de fontes d’água ajuda na conservação dos recursos hídricos.
Aluno do 5º período, Charles Barros acredita que a técnica repassada será útil na sua formação profissional. “Podemos fazer esse trabalho em várias propriedades rurais”, lembrou.
Para a diretora geral da faculdade, Rosângela Pereira de Oliveira, a atividade serviu para os alunos vivenciarem na prática o conhecimento adquirido na sala de aula. Ela ainda informou que em 2010 a Riso em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente identificou 338 nascentes naturais no município de Pedro Afonso. O trabalho foi realizado com a participação de alunos e durou três meses. Ainda conforme a diretora, a próxima fase será a catalogação das nascentes e criação de um banco de dados. Para conseguir os recursos financeiros necessários para a execução desse trabalho está sendo elaborado um projeto a ser apresentado a órgãos governamentais e empresas privadas.