Cidades

Cidades

Detran finaliza participação na Flit Pedro Afonso com Papo Show e teatro de fantoches

02/06/2012 11h32 - Atualizado em 02/06/2012 11h32

Em meio a muito xaxado e samba para os jovens no Papo Show, o Detran-TO aproveitou para levar sua mensagem de educação para o trânsito na tarde desta sexta-feira, 01, na Flit – Feira Literária Internacional do Tocantins, em Pedro Afonso.
Durante o evento, realizado pela Sejuves – Secretaria Estadual da Juventude e dos Esportes, em parceria com o Detran, o especialista em trânsito, Yuri Nery de Assis abordou a problemática jovem e álcool versus direção, e o respeito às leis de trânsito, além da atitude consciente e responsável para uma maior segurança nas ruas das cidades e nas estradas.

O diálogo constatou a realidade vivida pela população da cidade, onde a maioria das pessoas faz uso da bicicleta como meio de transporte. Assis frisou a importância dos ciclistas obedecerem às leis que regem o trânsito como qualquer condutor, uma vez que as bicicletas são classificadas como veículos não motorizados pelo Código de Trânsito Brasileiro.

No palco os participantes foram desafiados a repetir as dicas passadas durante a apresentação do Detran, como: fazer uso do cinto de segurança; pedestre sempre andar na calçada e o ciclista conduzir sempre na mesma mão dos veículos motorizados.
O grupo teatral da Sejuves encenou peça com a temática “amigo da vez”, mostrando aos jovens, de maneira divertida a necessidade da mudança de comportamento.

Ao final da participação foi solicitado o apoio de toda a sociedade para redução do índice de acidentes. Cerca de 200 pessoas participaram da ação.

Para Sabrina Fittipaldi, responsável pelo teatro, a parceira com o Detran é muito positiva, pois a situação dos jovens está se tornando cada dia mais grave no trânsito. “O Papo Show traz uma conversa divertida. Utilizamos a arte como instrumento de transformação e informação”, afirma.

Teatro
Com direito a revoada de pássaros na Praça Central Lysias Rodrigues foi dado início a encenação do teatro de fantoches do Detran.
Os bonecos Juninho e Norminha ensinaram às crianças a sempre fazerem o sinal de vida ao desejar atravessar uma via. Lembraram que somente aos 7 anos é permitido andar na garupa de motocicletas, respeitar o sinal de trânsito e como se comportar nos transportes escolares. A animação contou com a parceria dos palhaços Batatinha Frita e Cocada.

Magno dos Santos, intérprete do palhaço Batatinha Frita, diz que a parceria com o órgão surgiu da educação. “Pegamos a imagem do palhaço para focar na criança as informações necessárias, a maioria das brincadeiras são pedagógicas. A imagem do palhaço fixa o diálogo e com isso reforçamos a mensagem”, informou o animador. (Larissa Leandro)

VEJA TAMBÉM: