Economia

Economia

Audiência discute fornecimento de energia elétrica

31/05/2012 09h40 - Atualizado em 31/05/2012 09h40

Fred Alves

O presidente do Conceltins – Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Tocantins (Conceltins), Rudnei Fonseca, avaliou positivamente a primeira audiência pública da entidade, realizada na manhã de quarta-feira, 30 de maio, no auditório da Associação Tocantinense dos Municípios, em Palmas. Aproximadamente 60 pessoas estiveram presentes.

Rudnei Fonseca afirmou que a reunião atingiu seus principais objetivos: discutir a representatividade das entidades, o papel do Conselho de Consumidores, dos conselheiros indicados e os aspectos ligados ao fornecimento de energia elétrica. “Nossa função é fazer uma ponte entre a Agência Nacional de Energia Elétrica e a concessionária de energia elétrica, tendo como prioridade o consumidor”, explicou.

No início do evento os conselheiros Marta Barreira Lustosa (Poder Público), Daniel dos Santos Azevedo (Classe Residencial), José Roberto Fernandes (Classe Industrial), Antônio Davi Gouveia (Classe Comercial), Sani Jair Garay Naimayer (Classe Rural) e Luciana Barros Acácio Noleto (Procon) apresentaram um histórico das instituições que representam e como atuam no Conceltins. Todos foram unânimes em afirmar que o intuito maior é a defesa dos interesses dos consumidores de energia elétrica tocantinenses.

A audiência pública ainda contou com painéis temáticos.

O diretor de operações da Celtins – Companhia de Energia Elétrica, Herivelto Louzada, fez uma apresentação sobre os investimentos feitos pela empresa desde 2008. Ainda falou das características da concessão, infraestrutura e indicadores de qualidade do fornecimento de energia.

Rosimeire Cecília da Costa, consultora do Conacen - Conselho Nacional de Consumidores de Energia, explanou sobre a qualidade no atendimento ao consumidor. Entre outros itens importantes, a especialista lembrou que a concessionária de energia deve disponibilizar ao consumidor o acesso a todas informações, serviços e outros aspectos relacionadas ao atendimento. “A empresa precisa ter canais de acesso e de solução”, lembrou Rosimeire Costa.

Já o conselheiro do Conceltins Antônio Davi Gouveia deu detalhes sobre a tarifa de energia elétrica.

Aparte final foi reservada para a participação dos consumidores de energia elétrica que tiraram dúvidas a respeito do fornecimento de energia elétrica.

Conforme determina a legislação, a ata da audiência pública será enviada à Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica.

VEJA TAMBÉM: