Educação e Cultura

Educação e Cultura

Jandilene Ribeiro lança seu primeiro livro na FLIT Guaraí

28/05/2012 08h48 - Atualizado em 28/05/2012 08h48
Jandilene Ribeiro lança seu primeiro livro na FLIT Guaraí
Cleia Gomes

Uma mulher com histórias para contar de lutas e vitórias é a escritora Jandilene Ribeiro, homenageada da FLIT – Feira Literária do Tocantins, estação Guaraí. Ela passou a sua infância na zona rural, onde aprendeu a dar valor às coisas simples. Era menina quando testemunho os movimentos para a construção da BR 153, pensou até que Bernardo Sayão, fosse um homem que usasse saia.

As maiores dificuldades que passou foi quando ficou viúva, para criar sozinha, um filho, aprendeu a se virar, que a vida não era moleza, aprendeu a ser cabeleireira, a ser manicura, foi vendedora de rapadura, de vasos, aprendeu a fabricar calcinhas, tapetes e a pintar tecidos. Na vida teve muitos desafetos de pessoas que nela não acreditaram para Jandilene ser homenageada na FLIT é como se fosse um conto de fadas, como de uma sofredora passasse a ser uma cinderela.
Mas guarda na memória as lembranças que curtiu na infância como pescar, jogar bola de gude, tocar borá, subir em árvores e as vivências. Um dia ela estava indo para um rio com os irmãos, quando ouviram um barulho estranho, correram para casa achando que era a ‘besta fera’, mas na verdade era um avião que transportava as pessoas que dariam início a construção da BR 153.

Hoje, Jandilene sabe que os obstáculos que enfrentou a tornou mais forte, mais gente, mais guerreira. As poesias e crônicas que escreve desde a década de 80, surgem de repente, quando menos se espera a inspiração aparece. Durante os três dias da FLIT, ela escreveu umas três poesias.

Com orgulho, que lançou na FLIT de Guaraí, o seu primeiro livro “Eternas Lembranças”, um relato poético das principais experiências vividas, uma riqueza histórica de grande valor. Seu lazer é observar os seres humanos, sua expressão, seu modo de vestir, de se comportar. Da rica existência, Jandilene compartilha a lição de que nunca em momento algum a pessoa deve afastar-se de Deus.

Ela recebeu das mãos do governador em exercício do Tocantins João Oliveira, uma placa de honra ao mérito por tudo que alcançou na vida e por ter permanecido uma pessoa honesta e de caráter. (Josélia de Lima/Seduc)

VEJA TAMBÉM: