Fred Alves
O sábado, 26 de maio, será de festa em Tupirama, quando o município comemora seu 18º aniversário de emancipação política. O prefeito Orlei Brito (PMDB) informou que foi preparada uma ampla programação para festejar a data.
Logo às 5 horas da manhã acontece uma alvorada. Às 7 tem hora cívica e hasteamento da bandeira na Escola Municipal Maria José Alves Miranda, que também será inaugurada. Em seguida ocorre a inauguração do Centro de Referência da Saúde. Logo após, no Espaço Cultural, acontece momento de homenagens. Às 19h30 ocorre missa em ação de graças na Igreja Nossa Senhora de Nazaré. Finalizando a programação será realizado no Espaço Cultural, baile animado por Kenet Borges e Banda Brotos.
Trajetória de lutas
A história de Tupirama tem como marca principal a luta de seus pioneiros. O povoamento que originou o município começou em 1937, com a chegada de Leôncio de Souza Miranda. Em 1953 a vila é elevada a categoria de cidade, tendo sua instalação no dia 1º de janeiro de 1954. Anos depois, a sede do município é transferida para Guaraí, ao qual Tupirama fica subordinado.
Nem mesmo a forte enchente do rio Tocantins de 1980 afastou os moradores, várias famílias permaneceram em sua terra. Em 1994 foi sancionada a lei nº677, de 26 de maio, criando o município. Foi instalado em 1º de janeiro de 1997. Em 2012 completa seu 18º aniversário de emancipação política e chega a maior idade.
O prefeito de Tupirama destaca que o município tem acompanhado o desenvolvido da região e está pronto para receber novos investimentos. “Temos uma cidade que dá orgulho aos seus moradores. Valeu a luta de todos os pioneiros”, lembrou Orlei Brito.