“É louvável essa iniciativa de regionalizar a Flit e dar a oportunidade a pessoas de outras regiões participarem desse grande evento”, destacou o Pastor Guenther Carlos Krieger, escritor homenageado da 6ª estação Regional da Flit – Feira Literária do Tocantins, que começou nesta quinta-feira, 17, na cidade de Miracema.
Na abertura oficial do evento a multidão que compareceu à Praça Mariano Cavalcante foi presenteada com a apresentação do coral da Escola Estadual Manoel Messias e com a bela voz de Roberta Sabrina, aluna do Colégio Estadual Tocantins. A Banda dos Fuzileiros Navais e os cordelistas Tião Simpatia e Chico de Assis também abrilhantaram o evento.
Na solenidade o secretário estadual da Educação, Danilo de Melo, contou que a descentralização da Feira foi um desejo do governador Siqueira Campos. “O Governador quis que a população de todo o Estado pudesse participar da Flit, porque geralmente tudo se faz em Palmas e mesmo preocupado com o orçamento ele fez questão que levássemos a Feira Literária a todo o Tocantins.”
O governador em exercício, João Oliveira (PSD), abriu oficialmente o evento e disse fazer questão de estar presente em todas as edições “para participar deste importante movimento literário e cultural do Tocantins”. Também estiveram presentes os secretários Estaduais da Juventude e Esportes, Olintho Neto e da Casa Civil, Renan de Arimatéria; o secretário municipal de Educação, Fábio Rocha Coelho e o diretor Regional de Ensino de Miracema, Genes Francelino.
No encerramento da primeira noite da Feira subiram ao palco do Caminhão BR os cantores Genesio do Tocantins, Dorivan e a Banda Liberou Geral. Na sexta feira a programação começa às 8h com o Festa – Festival de Artes das Escolas Tocantinenses , o Minifórum de Gestores e Mobilizadores da Juventude, além das tendas temáticas e os estandes dos livros com promoções a partir de R$1,00. (Núbia Daiana Mota)