Política

Política

Amilton da Caixa assume Prefeitura de Araguaína

08/05/2012 08h24 - Atualizado em 08/05/2012 08h24

Gláucia Mendes/Jornal do Tocantins

Em sessão extraordinária realizada ontem à noite, na Câmara de Vereadores de Araguaína, Norte do Estado, o presidente da Casa, Elenil da Penha (PMDB), empossou o vice-prefeito Amilton Alves Cardoso (PSDB), conhecido como Amilton da Caixa, ao posto de comando da segunda maior cidade do Estado.
A posse de Amilton da Caixa como prefeito de Araguaína aconteceu após decisão do juiz Álvaro Nascimento Cunha, que reconheceu o pedido do Ministério Público do Estado (MPE) que solicitou o afastamento do prefeito Félix Valuar de Souza Barros (DEM) do cargo por contratar sem licitação a empresa Arte Produções de Shows Artísticos Ltda, no valor de R$ 97 mil, para a contratação de bandas para animar o carnaval deste ano na cidade. 

A ação proposta pelo promotor Alzemiro Freitas cita ainda outros nomes que estariam envolvidos na suposta ilegalidade, como a secretária Municipal de Controle Interno, Maria Auxiliadora Miranda, o secretário Municipal da Fazenda, Clóvis de Souza Júnior, e a presidente da Comissão Municipal de Licitação, Beatriz Helena de Oliveira Rocha.
A administração de Valuar Barros vinha sendo alvo de constante atuação do MPE. Em menos de um mês foram três ações por improbidade administrativa movidas pelo promotor Alzemiro Freitas.



Posse

Durante a sessão de ontem à noite, o presidente da Câmara, Elenil da Penha disse que esperava que esse processo não prejudicasse a população, já que gera uma instabilidade administrativa na cidade. "Não tem como questionar uma decisão judicial. A decisão da Justiça é para ser cumprida", comentou.
O vereador Mané Mudança, que fazia parte da base aliada do prefeito afastado, não quis participar da sessão. "Não vou participar porque não vejo urgência para realização dessa posse, visto que Valuar nem foi comunicado", pontuou.



Novo prefeito
Em entrevista exclusiva ao Jornal do Tocantins, por telefone, Amilton disse que pretende analisar todos os projetos e programas executados pela prefeitura para, só depois disso, decidir quais serão seus primeiros atos à frente do município que, economicamente, é um dos mais importantes do Tocantins.
"A amizade continua", disse ele sobre Valuar Barros. Questionado sobre a relação que pretende ter com a Câmara, disse que deseja ter o apoio dos vereadores.
O novo prefeito empossado, Amilton da Caixa, falou que essa não era a forma que gostaria de assumir uma prefeitura, mas disse que se considera pronto. "Este é um momento muito importante e pretendo fazer o melhor para a população de Araguaína, que é uma das cidades mais importantes do Estado. A cidade não terá o Amilton da Caixa na gestão, mas o povo araguainense no poder", completou.
A assessoria de comunicação da prefeitura informou que o prefeito afastado foi notificado da decisão. Mas que ele não ia comentar o assunto.

Perfil
Amilton da Caixa é economista e já atuou como bancário. Mora em Araguaína há 40 anos e ocupou cadeira na Câmara Municipal na legislatura de 2001-2004. Desde 2008 era vice-prefeito de Araguaína. É casado com Ana Maria Alves dos Santos e tem três filhos.

VEJA TAMBÉM: