Cidades

Cidades

Cras de Itacajá realiza palestra contra pedofilia

07/05/2012 16h38 - Atualizado em 07/05/2012 16h38

O Cras – Centro de Referência da Assistência do município de Itacajá realizou nos dias 3 e 4 de maio, palestras de Combate e Prevenção dos Crimes ligados à pedofilia. As palestras aconteceram no salão municipal localizado na Praça Salatiel Correia como início das atividades para o dia 18 de maio, quando em todo o país é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e também a campanha ‘Todos contra a Pedofilia’.

Participaram cerca de 350 pessoas do município de Itacajá e das cidades de Santa Maria do Tocantins, Itapiratins e Goiatins. Contou com a presença de professores das redes municipais de ensino, dos pais de crianças e adolescentes, os conselheiros tutelares, profissionais da saúde, autoridades religiosas e da área da segurança pública.

A palestra foi ministrada pelo promotor de justiça de Minas Gerais, Carlos José Fortes, membro do Grupo de Apoio Técnico da CPI – Comissão Permanente de Inquérito da Pedofilia, no Senado Federal, que esclareceu a respeito dos crimes ligados à pedofilia, de como identificar as vítimas desse crime, como proteger os filhos e também repassou orientações de como denunciar.

Carlos Fortes mostrou nas palestras casos estudados em diversos estados brasileiros e repassou informações sobre prevenção e atendimento em caso de abuso sexual. Também foram repassadas informações para o beneficiários do Programa Projovem Adolescente, esclarecendo sobre os cuidados que se deve ter ao utilizar a internet, principalmente sobre as postagens de fotos indevidas em redes sociais como o Orkut, Facebook, etc), sobre as amizades virtuais que são feitas na internet e como os jovens podem prevenir os abusos e denunciar os possíveis casos.

VEJA TAMBÉM: