Cidades

Cidades

Bom Jesus: Comunidade discute implantação de água e esgoto

30/04/2012 09h23 - Atualizado em 30/04/2012 09h23

Wislane Lima

Foi realizada na sexta-feira, 27 de abril, na Câmara Municipal de Bom Jesus, audiência pública para discutir a implantação do sistema de tratamento de água e esgoto do município. Estiveram presentes o vice-presidente da Agência Tocantinense de Saneamento ( ATS), Boleslaw Daroszewski Júnior, o prefeito de Bom Jesus, Jairton Castro (DEM), vereadores, secretários municipais, membros do Judiciário e dezenas de moradores.

O prefeito Jairton Castro afirmou que o tratamento da água é uma necessidade da população. “Nosso governador nos deu sinal verde. Com o apoio da população, da Bunge e do Governo nosso problema vai ser resolvido”, enfatizou o prefeito. Ainda segundo o gestor, 85% da estrutura necessária para implantação da rede de água já esta pronta.
“É um absurdo em uma cidade como Bom Jesus em pleno século 21 não ter água tratada”, frisou Andressa Neves, representante do Ministério Público.

“Alguns investimentos deixam de chegar a Bom Jesus por falta de água tratada. A ATS não só se responsabiliza pela distribuição de água tratada, mas também pela coleta e tratamento de esgoto e resíduos sólidos (lixo) e outros serviços de saneamento básico. Irá ser feita uma avaliação na antiga estrutura de tratamento de água e dado continuidade à existente”, disse Daroszewski.

O vice-presidente disse ainda que irão ser cobradas tarifas para a distribuição de água e tarifa especial para pessoas de baixa renda e assim que o projeto for aprovado pela Câmara , em caráter de urgência, a ATS iniciará o trabalho de captação de recursos para a obra. “A água de Bom Jesus e esgoto sanitário tem que ser prioridades. Água com qualidade, mas saúde e qualidade de vida” ressaltou Daroszewski.

O vereador Edvaldo Reis disse que é a primeira vez que está chegando à Câmara o projeto de tratamento de água e relatou a importância desse dia para a população.

“Se precisar levantar de madrugada para aprovar o projeto nós levantamos”, disse o vereador Tião Neves.
Depois de explanado, o projeto foi aprovado por unanimidade pelas pessoas presentes à audiência pública. Agora, o projeto de lei que autoriza a concessão dos serviços da ATS na cidade de Bom Jesus deve ser analisado e aprovados pelos vereadores .



VEJA TAMBÉM: