Política

Política

Vereadores pedroafonsinos preocupados com invasões

18/04/2012 12h08 - Atualizado em 18/04/2012 12h08

Fred Alves

As constantes invasões de áreas em Pedro Afonso dominaram os debates na sessão da Câmara de Vereadores de Pedro Afonso, na noite desta terça-feira, 17 de abril.

As últimas invasões ocorreram nesta segunda-feira, 16, quando dezenas de pessoas ocuparam uma área institucional no Setor Antônio Joaquim Pires Martins Filho, popularmente conhecido como Portelinha, destinada para a construção de prédios públicos, além de outras três áreas particulares nas imediações do bairro, um dos mais populosos de Pedro Afonso.

Em pronunciamentos duros, os vereadores condenaram a ação.

“Isso é falta de vergonha na cara, parece que não existe lei em Pedro Afonso. Além de invadir terrenos públicos, pessoas que agem como grileiros e especuladores imobiliários se acham no direito de ocupar até áreas particulares. O que falta para resolver essa questão?”, questionou a vereadora Sirleide do Movimento (PMDB), que disse ter sido informada que um grupo estaria “tramando” para invadir a Praça da Bandeira, localizada em frente ao prédio do antigo Sesp, no centro da cidade. Ela também revelou casos de pessoas que invadiram e venderam até cinco lotes no Setor Aeroporto II, e agora estariam participando de ocupações irregulares na Portelinha e em áreas particulares.

“Peço que registrem em ata meu repúdio por essa ação. É absurdo invadir uma área pública onde pode, ser construídas escola ou campo de futebol. Considero que o grande responsável é o gestor municipal que não busca uma solução para o problema habitacional de Pedro Afonso”, afirmou Pedro Belarmino (PTB).

Jalles Mariano (PMDB) destacou que esse é o momento da Câmara pressionar o poder público municipal para que sejam tomadas providências urgentes para evitar novas invasões. Para o vereador Toinho (PTB), o prefeito Julhão (PMDB) não pode se omitir diante de uma situação como essa.

Em seu pronunciamento, Fernando Moraes (PMDB) foi categórico: “Deve ser feita a prisão sumária de invasores que agem como especuladores”. Já o presidente do Legislativo pedroafonsino, Meneses (PV), lembrou que é papel dos vereadores zelarem pela preservação do patrimônio público, bem como do particular.

Matérias aprovadas

Ainda na sessão desta terça-feira, foram aprovados dois requerimentos do vereador Lourivan (PDT). O primeiro solicita ao Executivo Municipal a limpeza das rampas de acesso aos Rios Sono e Tocantins, em especial as de acesso as praias. Ele também solicitou a limpeza e estruturação do campo da Praça da Bandeira (Pracinha) para práticas esportivas.

De autoria de Pedro Belarmino, foi aprovada solicitação ao prefeito municipal, Secretaria de Saúde e à SISAPA, pedindo providências em relação a criação de porcos próximo a área de captação de água no Distrito de Anajanópolis.

Já Fernando Moraes conseguiu aprovação de requerimentos solicitando à Comissão Permanente de Obras da Câmara levantamentos criteriosos acerca das problemáticas envolvendo as obras de pavimentação asfáltica iniciadas e não finalizadas no município; que a Secretaria Municipal de Infraestrutura vistorie urgentemente e tome providências efetivas em relação aos banheiros públicos, com limpeza e reposição de lâmpadas no Popshopping e na Praça Maria Galvão, além de pedido à Prefeitura Municipal que encaminhe documentos comprobatórios quanto à destinação efetiva de recurso vultoso oriundo de operação de resgate fiscal (ISSQN) junto às empresas prestadoras de serviços para a Usina Bunge.





VEJA TAMBÉM: