Educação e Cultura

Educação e Cultura

Primeira Flit regional agrada visitantes, artistas e organizadores

16/04/2012 10h26 - Atualizado em 16/04/2012 10h26

Se ainda pairava alguma dúvida de que a regionalização da Feira Literária do Tocantins (Flit) daria certo, principalmente na primeira edição, esta se desfez entre os dias 12 e 14 de abril, período em que o município de Arraias recebeu a Flit regional. Durante os três dias de evento, o público arraiano e os visitantes das cidades circunvizinhas puderam aproveitar diversas atividades oferecidas pelo evento, como a venda de livros, apresentações culturais e musicais, além de formação continuada.

Para o pequeno Ronan José Marins Mendes Júnior, de apenas 12 anos e morador da cidade anfitriã, receber uma festa deste porte é motivo de muitas alegrias para todos. “É emocionante ver tanta coisa legal acontecendo aqui ao mesmo tempo. Eu adoro literatura e música, e gostei da apresentação da Banda (Marcial) da Marinha do Brasil; com ela eu pude conhecer vários instrumentos que eu nem sabia que existia. No ano passado eu fui para a Flit em Palmas; mas ter a Flit aqui, bem perto, para mim, é muito melhor”, destacou o Ronan.

Atração para Arraias e região

O casal Suelen da Silva Pereira e Júlio Macedo de Souza Alves, ambos do município tocantinense de Combinado, disse que não poderia deixar de prestigiar a Feira, que dá acesso à população a atrações que não são tão comuns na região, conforme explicou Suelen. “Nós somos muito carentes deste tipo de iniciativa, que geralmente só ocorre na Capital ou em Gurupi, Araguaína. Ter como comprar livros com preços mais baratos, frequentar palestras de qualidade para a formação continuada, assistir a shows como o do Rick, de quem somos fãs, é muito gratificante”, pontuou a estudante de pedagogia.

Segundo o próprio cantor Rick Solo, também tocantinense, as Flits regionais foram um grande acerto do governo do Estado. “É maravilhoso ver o que tem sido realizado pela educação e pela cultura do Tocantins. Se a Flit do ano passado já havia sido um sucesso, esta ideia de realizá-la em várias regiões apenas confirma que o governo está no caminho certo. E eu me sinto envaidecido por poder ser o abre-alas de todas as demais atrações musicais que serão oferecidas nas outras edições”, revelou o cantor.

Cultura da leitura

Em meio a atrações, como o Cozinha Brasil, que oferece cursos de culinária em uma escola móvel, os espaços infantil e do cordel, a área gastronômica, os Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e o Festival de Artes das Escolas do Tocantins (Festa), a Flit tem como carro-chefe a disseminação da cultura da leitura com a oferta de livros com preços mais acessíveis à população, como explicou a gerente de um dos estandes montados em Arraias Jane Resende. “Todos os seis estandes estão oferecendo descontos diferenciados para os frequentadores da Flit. A nossa expectativa é que façamos muitas vendas; e o próprio cheque-livro oferecido pela Seduc (Secretaria Estadual da Educação) nos faz crer nisto. Esta iniciativa de incentivo é fundamental, pois ajuda diretamente na formação dos professores do Tocantins”, exaltou Jane.
Próximas edições regionais

Presente durante a abertura oficial da Flit Arraias e, também, ministrando uma palestra e lançando o Plano Estadual do Livro e da Leitura, o secretário estadual da Educação, Danilo de Melo Souza, destacou a proposta multidisciplinar do evento, que ainda ocorre em outras 11 Diretorias Regionais de Ensino e em Palmas. “Esta ação visa articular a Educação, a Cultura o Esporte e toda a diversidade que isto implica em prol do desenvolvimento do Tocantins. E iniciar esta itinerância educacional em Arraias é muito gratificante, pois a cidade é muito bonita e todos daqui têm apoiado o evento, buscando participar ativamente para o bom andamento dele. Assim esperamos que seja em todas as demais DREs; a população tocantinense merece isto, este mesmo sucesso de atividade que observamos aqui em Arraias”, afirmou o secretário Danilo, que esteve acompanhado do vice-governador do Estado, João Oliveira, e dos secretários estaduais da juventude e do esporte, Olyntho Neto, da Cultura, Kátia Rocha, da Justiça e dos Direitos Humanos, Nilomar dos Santos, além do prefeito local, Wagner Gentil, e da diretora regional de ensino de Arraias, Liz Adriana Martins.

Vale lembrar que as próximas edições da Flit regional ocorrem em Dianópolis (19 a 21 de abril), Gurupi (26 a 28 de abril), Porto Nacional (03 a 05 de maio), Paraíso (10 a 12 de maio), Miracema (17 a 19 de maio), Guaraí (24 a 26 de maio), Pedro Afonso (31 de maio a 02 de junho), Colinas (07 a 09 de junho), Tocantinópolis (14 a 16 de junho), Araguaína (21 a 23 de junho) e Araguatins (28 a 30 de junho), se encerrando em Palmas (06 a 15 de julho), com a Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit). (Ascom Seduc / Marcus Mesquita / Fotos: Manoel Lima)
 

VEJA TAMBÉM: