O prefeito Raul Filho (PT), a presidente da Fundação Cultural de Palmas (FCP), professora Kátia Maia e o senador João Ribeiro (PR) descerraram a placa de reabertura do Theatro Fernanda Montenegro, acompanhados de demais autoridades.
A reabertura do Theatro ocorre dentro da programação da terceira Conferência Municipal de Cultura, que segue até este sábado, 14, com palestras, mesas redondas, debates, momentos culturais, tendo como foco a Institucionalidade da Cultura e da Democracia Cultural, com o intuito de definir as diretrizes para formulação do Plano Municipal de Cultura para os próximos 10 anos.
O evento conta com apoio do Ministério da Cultura (MinC), através das Secretarias de Fomento e Incentivo à Cultura, de Políticas Culturais e a de Cidadania Cultural. Participaram do ato, Henilton Menezes, Delson Luis Cruz e Pedro Domigues Monteiro, representantes do MinC, Edna Agnolin, vice-prefeita de Palmas, secretários municipais, vereadores, gestores e secretários de cultura de Rio Branco, Manaus, Macapá, Belém, Roraima, Boa Vista, Porto Velho e Palmas, e artistas.
O Fernanda Montenegro foi entregue em grande estilo por meio de um cerimonial com intervenções poéticas, seguidos da apresentação do espetáculo teatral “Dois idiotas sentados cada qual em seu barril” e da apresentação musical do Grupo Palmas Música. A solenidade no Theatro foi encerrada por Kátia Maia, que convidou o público a prestigiar as apresentações artísticas na Grande Praça.
Kátia Maia lembrou que o Theatro tem 14 anos e nesta trajetória grandes nomes do teatro brasileiro já passaram pelo palco do Fernanda Montenegro, como Bibi Ferreira e Paulo Autram, entre outros. “Está entregue a principal casa de espetáculo do Tocantins, a reforma técnica tem um efeito multiplicador na medida em que proporciona um equipamento moderno que comporta espetáculos de qualquer porte, e a população é a maior beneficiada”, finalizou.
Neste sábado a partir das 8h30 durante todo o dia será realizada a Plenária da terceira Conferência Municipal de Cultura, com o tema Pano Municipal de Cultura 2012/2021, onde os participantes poderão contribuir com a formulação das diretrizes para a construção do Plano. Haverá diversas intervenções culturais durante a programação.
Pleitear o Termo de Referência para o projeto é mais um passo nas discussões em andamento. O ministério da Integração Nacional já estuda planejamento para verificar a viabilidade do projeto. A rodovia, por enquanto, está em fase de elaboração do EVTEA - estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental.