Educação e Cultura

Educação e Cultura

Arraias: estudantes mostram talento no Festa

12/04/2012 19h30 - Atualizado em 12/04/2012 19h30

O palco do Festival de Artes do Tocantins (Festa) já se encontra aberto aos 257 alunos-artistas das 19 unidades de ensino jurisdicionadas à Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Arraias, que recebe a primeira Feira Literária do Tocantins (Flit), que tem abertura oficial marcada para as 18 horas desta quinta-feira, 12. As primeiras atrações ficaram por conta das disputas nas modalidades poesia e oratória, inclusive com o anúncio dos campeões que garantiram vaga na etapa estadual do evento, a ocorrer em Palmas no mês de julho.

Estudante da Escola Estadual Agrícola David Aires França, de Arraias, Advilson Nunes Caldeira, apesar de novato no ramo das composições, sagrou-se vencedor tanto na poesia quanto na oratória, na categoria adulto, e em ambos os casos com textos de autoria própria, “Poetizando minha vida” e “Sustentabilidade”, respectivamente. “Eu fui conhecer a literatura, a poesia na escola, não tem tanto tempo. Depois que eu peguei gosto, aprendi a amar escrever e já tenho outros cinco textos. Eu procuro me inspirar em tudo, mas prefiro os assuntos ligados à Educação e a histórias de vida. Por sinal, o discurso que fiz para a oratória eu compus há muito tempo, bem antes de saber que o tema da Flit e sustentabilidade também. Foi muito legal esta coincidência, pois tudo se encaixou certinho e pude ser campeão”, afirmou o estudante do 3º ano do Ensino Médio, que tem 18 anos.

Vencedora da modalidade poesia na categoria juvenil, Bárbara Soares Aires França, aluna do 1º ano do Ensino Médio do Educandário Sapiens, também de Arraias, ainda não começou a compor as próprias poesias por, segundo ela, não ter vencido a timidez. Entretanto, esta realidade pode estar prestes a mudar. “A literatura sempre fez parte da minha vida, tanto em casa como na escola. Apesar de sempre pensar nas coisas que vivo e tentar imaginar tudo como se fosse um texto poético, eu nunca tive coragem de escrever, de colocar tudo no papel; por este motivo participei com o texto do Carlos Drumond de Andrade chamado ‘Amor antigo.’ Já que passei para a fase estadual, quem sabe eu consiga me desinibir e criar uma obra minha. Seria um prazer muito grande; acho que vou tentar isto mesmo”, revelou a futura poetisa de 15 anos, que disse, também, que tem Castro Alves, Cicília Meireles e Mário Quintana como outras referências literárias.


Os demais vencedores da primeira etapa do Festa foram Lucas dos Santos Tocantins, aluno de 11 anos que cursa o 8º ano do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco, de Paranã, na categoria infantil da modalidade poesia, com a obra própria “Mulher”; e Amanda de Aquino Aguiar, do Colégio Estadual Professor Apoenan de Abreu Texeira, de Arraias, com o discurso de própria autoria intitulado “O planeta pede socorro”, na modalidade oratória, na categoria juvenil. (Ascom Seduc / Marcus Mesquita / Foto: Manoel Lima)

Tópicos

VEJA TAMBÉM: