Cidades

Cidades

Guaraí comemora aniversário com inaugurações e ações sociais

13/04/2012 08h15 - Atualizado em 13/04/2012 08h15

Fred Alves

Para comemorar os 42 anos de emancipação política de Guaraí, a Prefeitura Municipal realizou uma série de atividades, incluindo a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil Aquarela e os lançamentos das obras de reforma e ampliação da Feira Coberta e da Praça da Prefeitura. Os eventos contaram com a presença de autoridades como o prefeito de Guaraí, Padre Milton (PT), vice-governador João Oliveira (PSD), deputado federal Lázaro Botelho (PP), vereadores, lideranças e moradores da cidade.

A programação ainda contou com alvorada, corrida de rua, Projeto Rua de Lazer (gincanas e parque de diversões), Projeto Ação Cidadã (emissão de RG, CPF, reservista, carteira de trabalho, carteira do idoso, aferição de pressão arterial, teste de diabete, orientações jurídicas e serviços de cabeleireiro), final do Campeonato Municipal de Futebol de Salão e show com a Banda Batuque 10.

O vice-governador, João Oliveira, durante sua fala no lançamento da obra da feira coberta falou do sonho de ver a construção da creche concluída e, que devido a burocracia no serviço público, a obra demorou a começar. Ainda na feira coberta se referiu a duplicação da BR 153 no perímetro urbano, quando isentou o prefeito Padre Milton de qualquer responsabilidade quanto a essa obra de travessia urbana. Disse ainda que a responsabilidade pelos transtornos e por mudanças que ocorreram deve ser creditada ao DNIT que alterou o plano original do projeto.

Padre Milton apresentou um total de 22 obras que serão iniciadas até o próximo dia 20 de maio. "Não quero ser lembrado pelos buracos de Guaraí, a minha gestão será lembrada pelas importantes obras e trabalho social que deixamos. Às más línguas que certamente dirão que as obras apresentadas à comunidade se devem ao ano eleitoral, quero dizer que não sou candidato", afirmou o prefeito. Depois nominou cada parlamentar que trouxe recursos para a cidade de Guaraí.

Responsável pela liberação dos recursos da Centro Municipal de Educação Infantil Aquarela, a vereadora Katia Cristina relembrou das dificuldades para a liberação dos recursos e os benefícios que a mesma trará à comunidade. "São espaços como este que dão mais tranquilidade a cada mãe que trabalha fora, pois tem a certeza de que aqui os seus filhos estarão bem cuidados por profissionais capacitados", avaliou a parlamentar petista. 

“Em cada aniversário ser acordado pelo hino da cidade, faz o coração bater mais forte de emoção, mesmo convivendo com muitos problemas, o amor por esta cidade é muito grande”, relatou emocionado Antônio Fernandes, morador do Setor Aeroporto.

História

Guaraí é considerado um dos municípios mais importantes do Estado e tem sua origem ligada à criação da BR-153 (rodovia Belém-Brasília), que motivou o cidadão Pacifico Silva, proprietário da Fazenda Guará, a fundar um povoado no local de sua propriedade. Auxiliado por Jorge Yunes, dono da companhia de engenharia que administrava a construção da Belém-Brasília nessa região, deu início a fundação do povoado nos primeiros meses do ano de 1959.

Foi rápido o progresso do lugarejo e em 1961, Guará contava com cerca de 250 habitantes, 25 casas de comércio varejistas, um posto de combustíveis, um posto médico, um campo de pouso usado pela Vasp, e um surto de progresso surpreendente.

A força de atração da Belém-Brasília foi tão intensa que em poucos anos Guará ultrapassou Tupirama e se tornou mais importante, até que, em 1970, a sede municipal foi transferida para o povoado Guará, pela lei Estadual nº 1.177 de 05 de novembro de 1968, passando o município a denominar-se Guaraí que significa “lobo pequeno” (em Tupi-guarani, Guará significa lobo, acrescido do sufixo). Neste ano a cidade já contava com uma população residente de 13.222 habitantes, sendo 2.144 na sede e 11.078 na zona rural.

O município tem uma economia forte com destaque para o comércio, referência na região, e para o agronegócio. O setor deve ser fortalecido ainda mais com a conclusão da Ferrovia Norte-Sul que passa em suas imediações. No campo político, Guaraí sempre teve importância estratégica e tem representantes exercendo cargos importantes na administração estadual. Além do aniversário, em 29 de junho, outra data importante comemorada na cidade é a homenagem a São Pedro, padroeiro de Guaraí. Pela segunda vez consecutiva, o município está sendo administrado por Padre Milton (PT).


VEJA TAMBÉM: